Deixe sua marca no ecossistema de Minas Gerais!

Participe! >>

O Censo Mineiro de Startups e EBTS é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SEDECTES), coordenada pelo HUB Minas Digital, que conta com o apoio científico do Núcleo de Tecnologias de Gestão (NTG) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Seu objetivo consiste em identificar e caracterizar as empresas de base tecnológica e startups do estado, fornecendo informações sólidas que contribuirão para a proposição de políticas e ações de apoio e fomento ao empreendedorismo inovador.

Minas Gerais – o estado certo para inovar

Minas Gerais se destaca por ser um dos principais ambientes de inovação mundial: o estado dispõe do maior número de incubadoras e de universidades federais do Brasil; sedia cinco parques tecnológicos; retém o maior número de incubadoras do país; possui o único programa estadual de aceleração de startups do Brasil – o SEED; o segundo maior ecossistema de startups do Brasil; além de sediar o maior número de empresas juniores do mundo.

Pensando em potencializar este cenário e transformar o estado no maior polo de tecnologia e inovação da América Latina, foi lançado o primeiro censo de startups e empresas de base tecnológica de Minas Gerais.

A partir da identificação das empresas e do levantamento detalhado de informações sobre a forma como se estruturam, será possível engajar os atores do ecossistema em ações que fomentem o empreendedorismo, reduzindo riscos e aumentando as chances de sucesso desses empreendimentos.

A pesquisa é composta por seis seções:

Resultados

Os resultados desta pesquisa instrumentalizarão órgãos públicos, apoiadores, entidades privadas e financiadores na realização de ações assertivas para o mercado, na promoção de novos negócios e no desenvolvimento da inovação tecnológica para o estado.

A partir das informações coletadas, será possível encontrar meios de fortalecer a economia, gerar novos empregos, reter talentos no estado e desenvolver soluções e produtos inovadores para o mercado.

Além disso, espera-se demonstrar a força e maturidade do nosso ecossistema, colocando Minas Gerais como protagonista no desenvolvimento tecnológico e econômico do país.

Participe! >>