Colunistas

< voltar
CIÊNCIA EM MINAS Redação
18/Jun/2020 - 12h21 - Atualizado em 18/Jun/2020 - 12h30

Cefet-MG desenvolve software de análise acústica em construções

Solução desenvolvida por pesquisadores mineiros analisa desempenho acústico em ambientes de construção civil


Por CIÊNCIA EM MINAS
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece regras para a construção civil

O arrastar de móveis, um objeto caindo ou mesmo o barulho de passos no andar de cima podem ser tormentos para quem vive em apartamento. Para melhorar essa situação, entre as diversas regras que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece em sua Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais (NBR 15.575), está o desempenho acústico do sistema de pisos. Porém, a forma como é feita essa análise pode ser melhorada e é para torná-la mais prática e com menores custos que um projeto desenvolvido no CEFET-MG busca atuar.

A pesquisa “Análise do desempenho acústico de sistemas de pisos em edificações habitacionais por meio de simulações computacionais” está sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, do campus II, pela mestranda Laísa Brandão, sob orientação do professor Rogério Cabral de Azevedo. O trabalho propõe a utilização de simulação computacional para análise do desempenho acústico e avaliação do atendimento aos requisitos estabelecidos pela NBR 15.575. “Esperamos obter métodos de simulação do desempenho acústico de pisos de edificações que forneçam resultados similares aos ensaios de campo recomendados pela Norma de Desempenho brasileira, possibilitando que diferentes sistemas construtivos ou alterações no ambiente possam ser avaliados ainda na fase de concepção das edificações, garantindo qualidade acústica para o sistema de pisos e redução de custos para o empreendimento”, explica Laísa.

A análise atualmente é feita in loco, no ambiente com as condições em que o usuário final irá receber, ou seja, já com a obra concluída. Isso, segundo Laísa, dificulta a tomada de decisões para situações alternativas ainda na fase de concepção. O que os construtores fazem, geralmente, é basear a avaliação do desempenho acústico de suas edificações em laudos anteriores, de edificações que adotaram o mesmo processo construtivo no sistema de pisos.

Acesse a página do Cefet para saber mais sobre o software. 

 

Fonte: https://www.cefetmg.br/noticias/projeto-de-mestrado-realiza-analise-acustica-de-construcoes-por-meio-de-software/

#cefetmg#construçãocivil#software#CiênciaEmMinasFavoritar

Sobre o autor
CIÊNCIA EM MINAS Redação

Ciência em Minas é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais - SEDE MG - e tem como objetivo divulgar resultados de pesquisa e soluções desenvolvidas em universidades e ICT's mineiras.

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.