Colunistas

< voltar
CIÊNCIA EM MINAS Redação
04/Aug/2020 - 12h01 - Atualizado em 04/Aug/2020 - 14h49

Para o alto e avante!

Conheça a Uirá, equipe campeã de aerodesign formada pelos alunos da Unifei


Por CIÊNCIA EM MINAS
Equipe Uirá a caminho da SAE Brasil Aerodesign 2019, em São José dos Campos, SP
Crédito: Lucas Schimit

Imagine. Design. Build. Fly. Win. Esse é o lema da Uirá Aerodesign, projeto acadêmico criado em 2001 na Unifei e formado por alunos dos cursos de engenharia da universidade.

 O objetivo da equipe é projetar, construir, testar e voar uma aeronave cargueira, em escala reduzida, não tripulada e controlada por rádio para a competição SAE Brasil Aerodesign e, posteriormente, para o campeonato mundial da categoria, SAE AeroDesign East, realizado anualmente nos Estados Unidos.  A competição possui três categorias distintas: Micro, Regular e Advanced. A categoria Micro tem como regra a utilização de motores elétricos e o fato de que as aeronaves devem ser desmontáveis e guardadas numa caixa em poucos minutos. O objetivo principal é a extração de uma carga em voo por um paraquedas. A categoria Regular tem como único objetivo eficiência estrutural, ou seja: fazer com que uma aeronave, com o menor peso possível, seja capaz de voar conduzindo a maior carga possível. A categoria Advanced tem a finalidade de identificar alvos ao longo do percurso de voo com telemetria completa, ou seja, transmissão dos dados do voo em tempo real para uma equipe de solo. Atualmente, a Uirá compete nas categorias Micro e Regular. 

Um dos coordenadores do projeto é Yohan Ali Diaz Mendez, 31 anos, professor do departamento de Engenharia Mecânica da Unifei. Engenheiro aeronáutico, Yohan é venezuelano e concluiu mestrado e doutorado em Itajubá como bolsista da Fapemig. Ainda estudante, participou de competições de aerodesign em São José dos Campos, já que o Brasil é uma referência para a Venezuela neste tipo de competição. Em 2018, o professor foi convidado para coordenar a Uirá e ressalta a independência e comprometimento dos membros da equipe: “Temos ex alunos que, mesmo depois de formados e inseridos no mercado de trabalho, contribuem com a equipe no desenvolvimento do projeto. Um antigo integrante, que hoje vive e trabalha na França, ainda mantém contato com o time e colabora com o programa”, conta Yohan.

Lucas Schimit tem 19 anos, é natural de São Paulo e aluno do curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica da Unifei. Atualmente, ele ocupa a posição de Capitão Administrativo da equipe Uirá e é responsável pela gestão dos projetos. Ele explica que existe um plano de carreira na equipe, o que possibilita que os alunos conheçam e atuem em todas as fases que o projeto envolve e, ao final, tenham um conhecimento amplo de aerodesign. Segundo Lucas, o apoio de empresas do segmento é muito importante para viabilizar as aeronaves: “Temos parceria com a TekBond para o fornecimento de soluções de fixação adesivas e a Ciser para o fornecimento de parafusos e outras fixações. Temos também parceiros internacionais, como a APC para o fornecimento de hélices e a Scorpion para motores elétricos”.

Em quase 20 anos de existência, a equipe Uirá já conquistou diversos prêmios importantes. Na categoria Regular, venceu o campeonato nacional em 2013 e foi vice campeã em 2014. Em 2015, na SAE AeroDesign EAST, foi vice-campeã mundial e levou uma menção honrosa pela maior carga paga da competição. Em 2016, projetou uma aeronave totalmente diferente do que já havia sido feito em seu galpão: a Alline, com longarina curva para atender ao regulamento vigente na competição. Em 2019, construiu a primeira aeronave biplana otimizada da equipe. No Torneio de Acesso, nas duas participações, conquistou o 2° lugar em 2018 e o 1° lugar em 2019.

A Unifei está entre as mais bem conceituadas escolas de engenharia do Brasil. Recentemente, foi apontada como uma das universidades brasileiras de maior destaque no ranking 2020 da revista britânica Times Higher Education (THE), que elenca as melhores instituições de ensino superior de economias emergentes.

Para conhecer um pouco mais, acesse as redes sociais da Uirá: Instagram e Facebook. 


 

#CiênciaEmMinas#unifeiFavoritar

Sobre o autor
CIÊNCIA EM MINAS Redação

Ciência em Minas é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais - SEDE MG - e tem como objetivo divulgar resultados de pesquisa e soluções desenvolvidas em universidades e ICT's mineiras.

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.