Colunistas

< voltar
CIÊNCIA EM MINAS Redação
11/Aug/2020 - 12h03 - Atualizado em 11/Aug/2020 - 12h04

UFMG utiliza inteligência artificial para diagnosticar Sars-CoV-2 e outros vírus

Segundo os pesquisadores, o método é rápido, barato e preciso


Por CIÊNCIA EM MINAS
Inteligência Artificial vem sendo utilizada para auxiliar métodos diagnósticos

Pesquisadores dos departamentos de Física e de Microbiologia da UFMG desenvolveram um método de diagnóstico para doenças virais, como covid-19, zika e dengue, baseado em combinação de espectroscopia óptica e inteligência artificial (IA). O estudo é apoiado pela Fapemig no âmbito do programa emergencial de ações de enfrentamento da pandemia. O valor aportado é de R$ 149 mil.

Como explica o professor Juan Carlos González Pérez, do Departamento de Física, o novo método funciona por meio da comparação entre células infectadas e amostras não infectadas. “A IA é treinada com um grande conjunto de espectros de amostras de diagnóstico conhecido. Assim, aprende a distingui-las e se torna apta a processar os espectros de novas amostras”, explica González.

Batizada de PoLiVirUS, a plataforma poderia ser utilizada, segundo o professor, sem preparação complexa de amostras, marcadores biológicos ou pessoal especializado.

De acordo com González, a AI foi treinada para reconhecer a infecção por diferentes vírus, e sua acurácia geral é de 81%. “O diagnóstico diferencial entre mais de uma doença infecciosa prevalente numa região é de grande importância”, justifica. O método, em sua projeção, deve se consolidar, futuramente, como parte dos protocolos de atendimento a pacientes com sintomas de doenças virais. “Nosso teste é preciso, rápido, barato e poderia ser amplamente disponível em laboratórios de análises clínicas. Por não carecer de reagentes, não há gargalo de insumos”, destaca.

Patente
O registro do programa acaba de ser depositado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em nome da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG. 

Saiba mais sobre o PoLiVirUS no site da UFMG.

 

Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/ufmg-recorre-a-inteligencia-artificial-para-diagnosticar-sars-cov-2-e-outros-virus

#CiênciaEmMinas#InteligenciaArtificial#ufmgFavoritar

Sobre o autor
CIÊNCIA EM MINAS Redação

Ciência em Minas é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais - SEDE MG - e tem como objetivo divulgar resultados de pesquisa e soluções desenvolvidas em universidades e ICT's mineiras.

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.