Colunistas

< voltar
CIÊNCIA EM MINAS Redação
04/Jun/2020 - 13h42 - Atualizado em 09/Jun/2020 - 12h04

Universidade Federal de Uberlândia desenvolve solução para tecnologia assistiva

Pesquisadores da UFU criam programa que ajuda no treinamento de usuários de cadeira de rodas através de realidade virtual


Por CIÊNCIA EM MINAS
Realidade virtual
Legenda: Realidade virtual 

Os pesquisadores Felipe Roque Martins e Caroline Araújo Marquez Valentini, mestres pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, juntaram o conhecimento de diferentes áreas a fim de tornar o treinamento dos usuários de cadeiras de rodas uma realidade prática, além da virtual. 

Os pesquisadores criaram o programa para simular situações do dia a dia, mas que podem ser difíceis de realizar por quem ainda não consegue conduzir a cadeira de forma segura. O programa EWATS - Electric Wheelchair Assessment and Training Simulator (Simulador para Avaliação e Treinamento de Cadeiras de Rodas Elétricas) é dividido em módulos, de acordo com a complexidade da experiência. 

Uma das vantagens do produto é a adaptação para cada situação. Por exemplo: se um paciente possui receio em passar por ambientes estreitos, é possível criar um cenário similar para treinar essa atividade específica. “Percebi, durante os testes com o auxílio da Carol, que alguns usuários tinham mais dificuldades em fazer curva para a esquerda; outros não tinham noção espacial da cadeira. As necessidades variam. Decidimos que a melhor forma de abordagem é permitir a personalização do teste”, explica Martins.

A outra inovação da pesquisa é a portabilidade da simulação. Para realizar os testes, é necessário ter um joystick, ou outra forma de controle, anexado ao computador. O objetivo da pesquisa é levar simulações também para os serviços de reabilitação vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com os equipamentos necessários, é possível aplicar a simulação, inclusive, nos lares das pessoas com deficiência.

Para saber mais, acesse o site da UFU.

 

Fonte: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2020/05/realidade-virtual-e-usada-na-ufu-para-auxiliar-pessoas-com-deficiencia-fisica

#CiênciaEmMinas#realidadevirtual#tecnologiaassistiva#UFUFavoritar

Sobre o autor
CIÊNCIA EM MINAS Redação

Ciência em Minas é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais - SEDE MG - e tem como objetivo divulgar resultados de pesquisa e soluções desenvolvidas em universidades e ICT's mineiras.

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.