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Principais informações sobre startups e empresas de base tecnológica (EBTs) de Minas Gerais.

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Glossário e conceitos

Estágio de desenvolvimento
  1. Ideação (Fase de concepção da ideia até consolidação do Mínimo Produto Viável - MVP para um nicho de mercado específico)
  2. Operação (Fase em que a startup atua de forma a consolidar um número considerável de primeiros clientes, mas ainda sem processos definidos)
  3. Tração (Início da consolidação e repetição de processos para áreas da startup, como vendas, marketing, recursos humanos, sucesso do cliente etc)
  4. Escala (Nesta fase a startup possui taxas de crescimento elevadas, já possui processos mais estruturados e busca se expandir para novas praças, como públicos, localidades, segmentos, etc)
  5. Consolidado no mercado (Startup é um dos principais líderes no mercado em que atua e já construiu barreiras à entrada relevantes)

Modelo de negócios

  1. Anúncios (Produtos e serviços são fornecidos gratuitamente, mas acompanhadas de anúncios pagos pelos patrocinadores identificados)
  2. Assinatura (Receitas recorrentes através de compras repetidas)
  3. Baseado em uso (precificação do serviço é baseada no uso de um cliente durante um determinado período, denominado pelo que é o serviço da empresa (ex:, valor por uso de API, etc))
  4. E-commerce (Se concentra na venda de produtos, através de uma loja virtual na internet)
  5. Enterprise (vende serviços ou software para outras empresas com base em uma licença única, regulados por contratos vigentes)
  6. Hardware (vende dispositivos físicos para consumidores ou empresas)
  7. Marketplace (Atua como intermediário na venda de bem ou serviço entre vendedores e consumidores, geralmente cobrando taxa ou porcentagem do valor total transacionado)
  8. Transacional (permite uma transação financeira em nome de um cliente e cobra uma taxa ou uma porcentagem do valor transacionado)
  9. SaaS (Disponibiliza softwares e soluções de tecnologia como um serviço, por meio de soluções hospodadas em nuvem)

Segmentação de clientes

  1. B2B (empresa para empresa)
  2. B2C (empresa para consumidor)
  3. B2B2C (empresa para empresa para o consumidor - quando há primeiramente uma relação de venda entre empresas, para só depois atingir o cliente final)
  4. C2C (consumidor para consumidor - onde a operação de compra e venda envolve apenas dois consumidores. A empresa que desenvolve o negócio realiza apenas o intermédio desta transação.)
  5. B2G (empresa para a administração pública)

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