Glossário

< voltar

Para pesquisar algum termo no Glossário do Portal digite a palavra desejada no campo de busca ou navegue pelas letras abaixo.

I


INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial

Órgão federal, natureza jurídica autarquia, dotado de competência para atuar em toda a área da propriedade industrial, como a concessão de patentes e o registro de desenho industrial e de marcas. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Insurtech

O termo ‘insurtech’ é resultado da junção das palavras insurance (seguro) e technology (tecnologia).

As insurtechs surgiram com o propósito de revolucionar o setor de seguros, por meio de tecnologias inovadoras que mudam a forma como os consumidores contratam planos de seguro (de vida, imóvel, viagem, automóvel, etc).

Assim como as fintechs, as insurtechs são startups que pretendem inserir o poder das novas tecnologias em um mercado conservador, e fazê-lo se beneficiar muito delas. (Fonte: Conexão Fintech)

Internet of Things (IoT)

Internet of Things (Internet das Coisas, em tradução livre) é a conexão de objetos do mundo real com o mundo virtual por meio de sensores. O principal objetivo é trazer intercomunicação dos objetos entre si, trocando informações sobre status, localização ou funcionalidades. Um exemplo de IoT são os tênis inteligentes que se comunicam com um aplicativo no smartphone e publicam o seu itinerário durante uma corrida ou caminhada matinal. (Fonte: Startse)

Invenção

“Toda obra ou produto do engenho humano que tenha o requisito de novidade e seja suscetível de aproveitamento; é a criação do espírito, produzindo-se no domínio da indústria e manifestando-se por via de resultado industrial” (Fonte: H.  Allar)

Inventor

Aquele que fez uma descoberta ou criou coisa nova industrializável. É também chamado “autor de invenção”. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Investidor anjo

Pessoa física que, por meio de uma pessoa jurídica, investe em empresas nascentes (startups). Tem normalmente uma participação minoritária no negócio e não ocupa posição executiva na empresa, mas apoia o empreendedor com seu conhecimento, experiência e relacionamento, além dos recursos financeiros. (Fonte: ANPEI)


5 página(s)