SIMI

  • Amplie sua rede de contatos
    • Busque Pessoas
    • Busque Instituições
  • Pratique inovação aberta
    • O que é?
    • Busque Ofertas
    • Busque Demandas
  • Compartilhe conhecimento
    • Busque Eventos
    • Busque Itens
    • Busque Comunidades

Login


Esqueci a Senha

Permanecer logado

Registre-se

Notícia

  • Página Inicial
  •  
  • >
  •  
  • Biblioteca
  •  
  • >
  •  
  • Notícia
  •  
  • >
  •  
  • Bomba Solar para elevação da água vence Concurso da Unifei

Foto do responsável
 
Enviado em 04/02/2012 por Marina Pereira Queiroz.
Adicionar como contato Enviar Mensagem


  • Comentar
  • Links Sociais
  • Indicar

    Indique a notícia


    Seu nome*:
    E-mails separados por ponto e vírgula (;)*:
    Personalize sua mensagem:
    Spinner
  • Vincular Minha Biblioteca Comunidades Eventos

Opções
Novo artigo
Novo notícia
Novo video
Novo slide
Novo link para site

Tem como Biblioteca
foto perfil
foto perfil
foto perfil
foto perfil

foto perfil

Bomba Solar para elevação da água vence Concurso da Unifei

Setores de interesse

Governo, Inovação e Legislação

Participantes do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação propõem bomba solar para o transporte de água que imita o mecanismo de grandes árvores



No dia 18 de junho, última sexta-feira, a equipe Biomimesis, formada por Paula Braga, Suelen de Castro, Vania Junqueira, Charlene Ribeiro e Evandro Sanguinetto, venceu o Concurso da Universidade Federal de Itajubá inspirados no mecanismo utilizado pelas árvores para elevar água a grandes alturas.

A pergunta inicial que motivou o desenvolvimento do Plano de Inovação foi: “Como elevar água com mais eficiência, reduzindo custos, diminuindo gasto energético, poupando materiais e manutenção, evitando consumo de energias fósseis e não poluindo?” E a resposta, o grupo encontrou na natureza. Segundo pesquisas destes alunos, num dia quente de verão, as árvores transportam 200 litros de água desde as raízes até à superfície evaporante das folhas, a mais de 20 ou 30 metros de altura.

A partir da observação e estudo aprofundado das árvores, a equipe Biomímesis propôs a formação de grupo multidisciplinar para pesquisa e desenvolvimento de bomba solar, mimetizando soluções vegetais no transporte de água. Entre as vantagens da bomba solar sobre outras bombas está o fato de que ela não apresenta gastos energéticos, não produz resíduos nem poluição sonora, não exige manutenção, é uma tecnologia auto-replicante e sustentável.

O ramo da ciência que estuda as estruturas biológicas e suas funções, procurando aprender com a Natureza e utilizar esse conhecimento em diferentes domínios da ciência chama-se Visão Biomimética. A Biomimética vem sendo estudada nos principais centros de pesquisa do planeta, com aplicações automotivas, aeronáuticas, navais, farmacêutica, indústria têxtil, construção civil, robótica e arquitetura e até extra-planetárias, como propõe o grupo.

Também concorreram os Planos: Compósito adesivo polimérico condutor de eletricidade para solda de componentes eletrônicos, Indicador Eletrônico de Velocidade (IEV) por RFid,  Sistema para Eficiência Energética do Setor de Distribuição Elétrica. O Júri foi composto por Prof. Fred Leite, coordenador do Nit da Unifei; Maurício Bittencourt, consultor da INCIT - Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá; Francisco Rennó,  empreendedor incubado na INCIT pela 2ª vez. O Sr. Rennó possui 80 anos, é uma referência de empreendedor para a região, uma história de vida sensacional, e que está muito empolgado em fazer parte do nosso júri.

A empresa Gaia TerraNova, de um dos vencedores, o Evandro Sanguinetto, já participa do Prime (Programa Primeira Empresa Inovadora), da Finep. Mara Carneiro, que atua tanto no Prime, quanto como facilitadora do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação, testemunha que “foi gratificante ver como a abordagem vivencial do EMBATE permitiu percepções em cima do objeto de estudo do Prime que este empreendedor não teria tido sem o Embate. Um dos indícios que estamos ajudando a construir o futuro de nosso país e de todo nosso sistema de inovação, mesmo nas ações aparentemente pequenas!”

Bomba Solar para elevação da água vence Concurso da Unifei

Embutir
<b>Como funciona?</b><br/><br/>Você pode colar o código gerado para embutir este conteúdo em sua página pessoal, blog ou rede social.'


Selecione, copie e cole o código abaixo em sua página HTML para embutir o conteúdo:


Palavras-chave Spinner

(Sem palavras-chave cadastradas.)

Digite cada palavra-chave e aperte ENTER. São aceitas palavras compostas.
  • Adicionar palavras-chave



Simi
Rss

Deixe sua Opinião

Política de Privacidade

O SIMI

Traduzir

Siga-nos no Twitter

Web em 2012: Melhores práticas e desempenho para o sucesso, utilizando mídias sociais.

por SIMI at 2205 ás 18:52

Seguir
Assine nossa NewsLetter

Spinner Aguarde...