Notícias

< voltar
20/Out/2016 - 09:30 - Atualizado em 10/Mai/2018 - 16:26

20 motivos para não perder a FINIT

Grandes nomes, oportunidades de negócio, troca de informações e muito mais


Por Matheus Fonseca e Jéssica Almeida

Minas Gerais irá receber, entre os dias 09 e 13 de novembro, a primeira edição da FINIT – Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia, que será realizada no Expominas, em Belo Horizonte.

A FINIT será um grande hub, reunindo grandes e consolidados eventos em um só local e trazendo como público startups, grandes empresas, estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de tecnologia, inovação e ensino superior. O evento incentiva a troca de informações, soluções e oportunidades e a geração de negócios, promovendo o intercâmbio e incremento do que há de mais avançado em termos de tecnologia, inovação e empreendedorismo em diversas áreas.

Pensando nisso, reunimos aqui 20 motivos para você não ficar de fora dessa:

1 - Primeira Edição da Campus Party em MG

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo nas áreas de: inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital. O evento já acontece em várias cidades do mundo e agora desembarca em Belo Horizonte para a sua primeira edição.

2 – Grandes palestrantes confirmados, como Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden

Além do vocalista do Iron, a Campus Party já confirmou nomes como Thaisa Bergmann (astrofísica e especialista em buracos negros) e Reinaldo Rocha (responsável pelo roteiro de conclusão do cartoon Caverna do Dragão).

3 – Oportunidades de negócios com grandes empresas

O Movimento 100 Open Startups e o Encontro iTEC reunirão, durante a FINIT, grandes empresas como a Algar, Unimed, Embraer, Localiza, BMG, Fiat, entre muitas outras.

4 – Primeira vez que o evento oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizado fora de Brasília

A SNCT busca aproximar a população dos temas de ciência e tecnologia, promovendo atividades de divulgação científica, por parte de centenas de instituições nacionais, com uma linguagem acessível e moderna. O tema deste ano é “Ciência Alimentando o Brasil” e tem a realização do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES).

5 – Aplicativo parceiro que facilitará o networking com todo o público do evento, incentivando novos negócios

Receba sugestões personalizadas de pessoas para encontrar durante o evento, de acordo com os dados do seu perfil, localização e interesses. Conheça melhor o BeerOrCoffee e baixe o app para utilizar durante a FINIT clicando aqui.

6 – Mais de 300 horas de conteúdo só na #CPMG

A Campus Party MG oferecerá toda sua estrutura de camping, internet cabeada, pista de drones, games, robótica, hackathons, voluntários, simuladores e atrações inéditas.

7 – Oportunidade de conhecer projetos de apoio a startups que têm o incentivo do Governo de Minas Gerais, como o Lemonade e o Seed

O SEED – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development é um programa de apoio a empreendedores, nacionais ou estrangeiros, que desenvolvam projetos de negócio de base tecnológica em Minas Gerais. O Lemonade é uma realização da Fundepar e co-realização pela SEDECTES, através do Simi. Possui também o apoio do SEBRAE e da Techmall SA. O programa consiste na pré-aceleração da transformação de estudantes universitários em novos empreendedores. 

8 – SPV Summit: dois dias de conteúdo focado no desenvolvimento e crescimento de startups, selecionados por uma das maiores e principais comunidades empreendedoras do Brasil, o San Pedro Valley

O SPV Summit abordará temas como negócios B2B e B2C, como captar recursos, como contratar e escalar sua equipe, escala e retenção de clientes, cultura e valores, marketing e vendas.

9 – A chance de conhecer grandes investidores que poderão impulsionar o seu negócio

Investidores nacionais e internacionais virão para participar do 100 Open Startups, do Demoday Seed, Demoday Lemonade e demais eventos da Arena de Negócios Codemig. Além disso, o Gávea Angels, um dos mais tradicionais grupos de investimento-anjo do Brasil, realizará um encontro fechado só pra investidores.

10 – Interação com as novas tecnologias, como robótica, drones, simuladores, games, impressoras 3D e muito mais

Já estão confirmados no evento oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016: a tecnologia 3D do Fablab da Newton Paiva, feiras e oficinas de robótica do CEFET MG e do Cotemig, exposição de tecnologias 3D da UEMG e muito mais.

11 – Conhecer as principais pesquisas científicas e tecnológicas que estão sendo desenvolvidas

O Encontro iTEC, que será realizado na Arena de Negócios Codemig, visa integrar os participantes, facilitando o networking, as parcerias e os negócios de base tecnológica. Contará com consultorias especializadas, investidores, órgão de fomento e entidades de governo que orientarão o entendimento e apoiarão a formatação de boas parcerias e negócios.

12 – Conhecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos por alunos mineiros

O evento oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 contemplará a Tecnofeira do Cotemig, a 12° Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET MG (unidades de BH e Contagem), a 26ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações – do CEFET, a apresentação de projetos de tecnologia desenvolvidas pelo INATEL e a apresentação de projetos e protótipos do UniBH.

13 – Museus Itinerantes e atrações culturais como peças teatrais, mostra de filmes e exposições

O Projeto Ciência na Estrada do Museu itinerante Ponto UFMG, palestras, peças teatrais e intervenções culturais com o tema alimentação e sustentabilidade, empreendedorismo e criatividade são algumas das presenças confirmadas no evento oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016.

14 – Facilidade de acesso pelo transporte público (metrô e ônibus) e através de parcerias fechadas

A FINIT será realizada no Expominas, que está localizada na Avenida Amazonas, uma das principais da capital mineira. Além disso, o centro de feiras de Minas Gerais possui acesso exclusivo ao metrô, na estação Gameleira. Se você preferir, também vai contar com condições especiais que serão oferecidas pelo Uber, Cabify e o 99Táxis e serão divulgadas no site www.finit.mg.gov.br.

15 – Oportunidade de apresentar soluções tecnológicas e inovadoras em desafios propostos pelo Governo do Estado de Minas Gerais

A Prodemge, empresa de tecnologia da informação do Governo de Minas Gerais, irá propor, durante a Campus Party MG, três hackathons: um sobre visualização de dados abertos, um de serviços para o cidadão e mais um sobre diário eletrônico da educação. 

16 – 5 dias de conteúdo acontecendo simultaneamente e contemplando diversos públicos: de estudantes a grandes empresários e investidores

A programação da FINIT contempla eventos que tem como objetivo popularizar a ciência e a tecnologia, como a SNCT, como também eventos de capacitação para grandes empresários, como o encontro que será realizado pela Gávea Angels. 

17 – Oportunidade de participar de debates, junto a articuladores do ecossistema empreendedor local, com o objetivo de alinhar, cada vez mais, as instituições de ensino com as demandas do mercado

O Universidades Empreendedoras, realizado pela Federação de Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais - FEJEMG, contará com cerca de 300 convidados, sobretudo universitários, representantes de universidades, do mercado e do Governo. O evento contemplará palestras voltadas aos temas de tecnologia e empreendedorismo, que ajudam a disseminar os principais agentes do ecossistema empreendedor mineiro dentre os jovens do estado.

18 – Vivenciar a Cultura Maker, ou seja, o hábito de “pensar com as mãos”, através da prototipagem de produtos e processos e da promoção de novos negócios

A Cultura Maker estará presente em várias atrações que serão expostas no evento oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016, entre eles: feiras e oficinas de robótica do CEFET MG e do Cotemig e FabLab da Newton Paiva.


19 – Conhecer a ferramenta estratégica de Minas Gerais, que tem o objetivo de promover tudo que acontece nas áreas de ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação, nós, do Portal Simi

Aberto a toda a sociedade, o portal SIMI é uma ferramenta estratégica que reúne em um só local as principais informações sobre empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação.

20 – Após vivenciar tudo isso, você ainda terá a oportunidade de impactar a família e os amigos, e atrair novos olhares para um mundo cada vez mais inovador

A FINIT tem a realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), com o apoio da Codemig e da Fapemig.
Para inscrições e mais informações, acesse: www.finit.mg.gov.br

#campusparty#100open#finit#CPMGFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.