Notícias

< voltar
14/Set/2018 - 07:00 - Atualizado em 13/Set/2018 - 18:39

A importância acadêmica e profissional da pesquisa e da inovação com foco no mercado

O acadêmico e o profissional precisam ter um olhar voltado à pesquisa e a inovação com foco no mercado


Por Portal Administradores Belo Horizonte/MG
Crédito: Pixabay

Muitos são os desafios e as perguntas às quais os futuros estudantes têm no início do período letivo quanto ao curso a que se deve escolher, as opções de estágio, ao futuro trabalho e aos desafios que a sociedade impõe. De maneira muito similar, os profissionais que já se encontram atuantes observam que o mercado tem buscado menor custo e maior retorno financeiro aliado à fidelização do cliente e a sua satisfação quanto à aquisição de produtos e serviços. Para ambos os casos (estudantes e profissionais) cabe observar e identificar o que as pessoas buscam em seu cotidiano. É preciso conhecer necessidades, peculiaridades e demandas para assim poder se propor intervenções que possam ter viés sustentável e promover retorno social, econômico, cultural e ambiental para os investidores e para as comunidades.

Daí surgem oportunidades onde a pesquisa corrobora positivamente para a maior assertividade das futuras proposições. Tem-se então a possibilidade de se promover a inovação em produtos e serviços que podem ser voltados a ações governamentais, empresariais e/ou do terceiro setor. É importante pensar alternativas para problemas reais e demandas existentes que possam propiciar a solução de questões que a sociedade carece de melhorias. Saneamento, ação social, educação, segurança, transporte, alimentos, meio ambiente, tecnologia dentre outras pautas são campos onde se pode estruturar intervenções positivas as quais certamente propiciarão o retorno social em que as pessoas tanto demandam.

Aqui se sugere um olhar voltado ao mercado para que assim se possa propor projetos que possibilitem a geração de trabalho e renda, novos negócios, novos mercados dentre outras demandas. Caberá ao acadêmico, ao investidor, ao governo dentre outros atores a identificar necessidades e cada um em seu ambiente promover pesquisas e inovações que tragam novidades para todos. A cada momento a inovação desruptiva passa a ser uma estratégia para promover novas ideias e projetos em diversos âmbitos.

Não temos aqui o desejo de encerrar esta discussão, mas a motivar outras pessoas a promoverem levantamento de dados, a identificar exemplos e a apresentar suas reflexões. A ideia não é finalizar o tema, mas auxiliar neste caminho, pois cabe a cada um de nós promover a mudança. Seja também um elo desta corrente e busque promover estudos, pesquisas e a disseminar boas práticas!

#pesquisa#inovação#artigoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.