Notícias

< voltar
13/Jul/2018 - 08:00 - Atualizado em 12/Jul/2018 - 13:53

Aplicativo que ajuda no tratamento da depressão é aprovado no Brasil

Ferramenta já tinha permissão para funcionar na Europa e agora chega ao Brasil como opção de auxílio ao tratamento em consultórios


Por Redação Belo Horizonte/MG

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um aplicativo como nova forma de tratamento para depressão. Chamado de Deprexis, a ferramenta ajuda o usuário a fazer autoavaliações durante sessões de 30 minutos, em pelo menos duas vezes por semana.

O funcionamento é simples. O usuário responde perguntas e o app o ajuda a entender e perceber os próprios sintomas, além de indicar algumas soluções para problemas cotidianos.

A plataforma não tem como objetivo substituir consultas médicas com psiquiatras ou psicólogos. Na verdade, ela serve como um tratamento de 90 dias que os médicos podem indicar para seus pacientes. Para ter acesso ao aplicativo, o paciente precisa, inclusive, detalhar o registro de seu profissional no Conselho Regional de Medicina.

Um estudo publicado no Journal of Affective Disorders detalha que o aplicativo realmente funciona como tratamento contra a depressão. “Não observamos nenhum efeito colateral negativo no formato misturado [psicoterapia e ferramenta online] (…) Este estudo oferece a primeira evidência de que o uso de um programa baseado na internet como uma ferramenta adjunta na psicoterapia regular poderia ser uma opção promissora a ser considerada nos futuros tratamentos contra a depressão”, aponta um trecho.

#inovação#tecnologia#saúde#aplicativo#appFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.