Notícias

< voltar
31/Jul/2017 - 10:52 - Atualizado em 30/Mai/2018 - 10:44

Belo Horizonte recebe o Startup Games; inscrições estão abertas

Em 2016, as startups aceleradas no Seed, BeerOrCoffee, Virturian, Lett e Pris ficaram com as quatro primeiras posições na competição


Por Alysson Lisboa/SIMI

O Startup Games é uma competição realizada pelo governo britânico, que oferece mentorias com especialistas, e se tornou uma grande vitrine mundial para os negócios. O primeiro Startup Games ocorreu nas olimpíadas de Londres, em 2012. Quatro anos mais tarde, o Rio de Janeiro recebeu a competição e o resultado não poderia ter sido melhor para as startups mineiras.

Subiram ao pódio: BeerOrCoffee, Virturian e Lett ocupando os três primeiros lugares, respectivamente, seguidos da Pris, na quarta colocação. O sucesso foi tão grande entre as startups mineiras que o evento nacional deste ano será em Belo Horizonte. Os competidores selecionados receberão orientação de empresários experts em dicas de pitch, investimentos e estratégias de como transformar a sua startup em um negócio bem sucedido.

Thomas Nemes, cônsul do Reino Unido em Belo Horizonte, apontou os motivos pelos quais Minas Gerais foi escolhido para abrigar, entre os dias 15 a 17 de setembro, a próxima edição da competição. “Minas é um estado prioritário nas ações para o governo britânico. Vemos que o Estado se destaca e somos parceiros naturais”, destaca Nemes. O sucesso da participação das startups vencedoras da edição do ano passado também foi decisivo para a escolha.

O evento no Brasil cresceu muito. O objetivo é fazer o empreendedor pensar de forma global. “A visibilidade não é marketing, é realmente conhecimento e expansão de rede de relacionamento”, completa o cônsul. A expectativa para esse ano é receber 50 competidores, além de investidores e mentores que virão do Reino Unido para participar das bancas. Para o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias, “o desafio é grande. Cada vez mais a gente quer trazer eventos mundiais para Minas. Talento, oportunidade e cases para mostrar o que a gente tem. Desse modo, vamos atrair e reter talentos em nosso Estado. Ações como o Startup Games vai dar oportunidade para o mundo conhecer o que o mineiro tem”, completa Leonardo Dias.

Marcone Siqueira: evento desembarca em Minas Gerais pela relevância e força do ecosssitema local
Crédito: Sedectes/Divulgação

Marcone Siqueira, head de investimentos para a América Latina do governo britânico, também não esconde a satisfação em trazer o evento para a capital. “O ecossistema de startups em Minas Gerais é hoje, com certeza, um dos mais completos do Brasil”, comemora Siqueira. A receita de sucesso, segundo o especialista, está concentrada em cinco pilares. Primeiro é necessário ter boas startups atuando na região. O segundo é ter investidores, aceleradoras, incubadoras atuantes e a marca Seed é muito importante para atrair investidores. Terceiro pilar é para onde as startups vão depois. Tem que existir mercado. O quarto pilar são as universidades e nisso Minas Gerais está muito bem atendida. O quinto e último pilar são as ações de governo, a exemplo de programas como o Seed que, para Siqueira, é pioneiro no mundo.

Marcone apontou ainda as semelhanças entre o ecossistema mineiro e o britânico. Ele considera que o Brasil se assemelha ao que era o Reino Unido há oito anos. A boa notícia é que não vamos precisar esperar desse tempo todo para chegar lá. As coisa aqui, segundo ele, vão acontecer mais rapidamente. Hoje temos o conhecimento e empreendedorismo é muito mais falado que há oito anos. “O que precisamos aqui, cada vez mais, são empreendedores que se tornem cases de sucesso e possam inspirar outras pessoas”, finaliza Marcone.

Como se inscrever

  • As startups precisam ser compostas por um time ou grupo
  • É importante notar que cada startup selecionada poderá levar até duas pessoas para participação no evento, mesmo que a empresa seja composta por três ou mais membros
  • Não serão aceitas inscrições de empreendedores individuais
  • Cada startup receberá apenas um login para participação no jogo virtual
  • Todas as startups precisam apresentar um produto ou serviço
  • Todas as startups devem enviar um plano de negócios (em inglês), que demonstre o progresso atual da empresa, seu desenvolvimento e tração. IMPORTANTE: É preciso demonstrar experiência relevante em negócios
  • Todos os times devem gravar um vídeo de até um minuto e meio (também em inglês) com o pitch da sua startup. Obs.: Só serão aceitos os vídeos que forem hospedados no Youtube ou Vimeo
  • O Startup Games tem inscrições abertas a partir desta terça-feira, 1º de agosto, e o prazo se encerra no dia 20 de agosto. 

INSCREVA-SE NO STARTUP GAMES AQUI

#startupgames#reinounido##SeedMGFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.