Notícias

< voltar
13/Mar/2019 - 16:00 - Atualizado em 14/Mar/2019 - 10:01

CNPq concede a Marcos Pinotti título de Pesquisador Emérito, ‘in memoriam’

Uma das principais referências nas áreas de empreendedorismo tecnológico e inovação, Pinotti morreu em janeiro de 2016


Por Redação Belo Horizonte/MG
Professor Pinotti em palestra no IV Seminário de Empreendedorismo e Inovação - Siminove, em Belo Horizonte
Crédito: SIMI

O professor Marcos Pinotti Barbosa será homenageado com o título de Pesquisador Emérito (in memoriam) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pinotti, que ingressou na Escola de Engenharia da UFMG em 1999, morreu em 21 de janeiro de 2016.

O professor, carinhosamente conhecido como "Dr. Patente" no meio acadêmico, chamava atenção pela sua forma descontraída e pelo seu brilhantismo. Uma das principais referências nas áreas de empreendedorismo tecnológico e inovação, Marcos Pinotti coordenava o Laboratório de Bioengenharia (Lab-Bio), dedicado às áreas de engenharia cardiovascular, biofotônica, tecnologia assistiva, biomimética, medicina regenerativa e biomecânica, e o Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão (Lapan), especializado em neurociências, visão neural, processos de cognição e tecnologia da informação aplicada a neurociências.

Veja também:

IV Siminove - Marcos Pinotti (UFMG)

Marcos Pinotti: a inovação está de luto

Pinotti era graduado, mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela Unicamp. Como professor da UFMG, recebeu, em 2013, o Prêmio Fundep – principal distinção conferida na Universidade aos seus pesquisadores – na área de Tecnologias. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Marcos Pinotti ainda foi Fellow da International Union of the Societies of Biomaterials Sciences and Engineering e do Copenhagen Institute for Future Studies. Presidiu a Sociedade Latino-americana de Biomateriais, Órgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos, foi secretário da Associação Brasileira de Engenharia e Ciência Mecânica (ABCM) e membro do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), como representante do reitor da UFMG. Em 2010, participou a convite da Eisenhower Fellowship (EUA) do Programa Multination 2010, o que propiciou estreitar relações com agências do governo norte-americano e as principais universidades sobre o tema de inovação.

O professor também foi um importante parceiro do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI). Como palestrante, Marcos Pinotti participou de dois seminários de empreendedorismo e inovação (Siminove) nos anos de 2012 e 2013, além de ter sido um grande mentor para a equipe.

Confira a homenagem da TV SIMI em 2017 ao professor Marcos Pinotti:

Brilhantismo em números

  • 65 artigos publicados
  • 45 patentes
  • 10 livros e publicações
  • Mais de 180 participações em eventos como palestrante
  • 33 produtos tecnológicos
  • 38 orientações de mestrado
  • 28 orientações de doutorado
  • 4 orientações de pós-doutorado
  • 42 especialidades no Lattes

*Com informações do site Somos UFMG.

Pinotti é um dos dez homenageados neste ano. A UFMG aparece na lista também com o professor emérito Carlos Alberto Filgueiras, do Departamento de Química. Os outros agraciados pelo CNPq são David Sérgio Kupfer (Economia, UFRJ), Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera (Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório), Elisaldo Luiz de Araujo Carlin (Medicina, Unifesp), José de Souza Martins (Ciências Sociais, USP), Maria Irene Baggio de Moraes Fernandes (Genética; Embrapa e UFRGS), Nilza Eigenheer Bertoni (Matemática, UnB), Rogerio Meneghini (Química) e Nelson Pereira dos Santos (Cinema, UFF, in memoriam).

A cerimônia de entrega dos títulos será realizada em maio.

Semmap 2019

Diante da relevância do professor no ecossistema de inovação, em 2017 foi criada a Semana Professor Marcos Pinotti de Engenharia Mecânica e Inovação (Semmap), que tem o objetivo de promover e acelerar o desenvolvimento da engenharia no estado de Minas Gerais.

Em 2019, a Semmap será realizada entre os dias 20 e 23 de agosto, no auditório da Escola de Engenharia da UFMG. A expectativa é que as inscrições sejam abertas em maio.

#inovação#SEMMAP#marcospinottiFavoritar

Fonte: UFMG

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.