Notícias

< voltar
04/Mar/2019 - 08:00 - Atualizado em 27/Fev/2019 - 15:06

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que não engordam

Pesquisadores de Cambridge e Bristol descobriram que a genética é responsável, em grande parte, pela obesidade


Por Redação
Crédito: Pixabay

Pesquisadores das universidades britânicas de Cambridge e de Bristol apontam que o “segredo” de ser magro tem mais a ver com a herança de um conjunto de genes do que com a manutenção de uma dieta saudável. O estudo foi publicado na revista científica PLOS Genetics.

Os cientistas compararam amostras de DNA de 1,6 mil pessoas saudáveis e magras, com um índice corporal (IMC) menor que 18, com as de 2 mil pessoas extremamente obesas e com outras de 10,4 mil pessoas com peso normal. Os pesquisadores analisaram, ainda, dados sobre estilo de vida dessas pessoas, para descartar distúrbios alimentares, por exemplo.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas obesas tinham maior probabilidade de ter um conjunto de genes ligados à obesidade, enquanto as magras não só tinham menos genes ligados à obesidade, como também tinham alterações em regiões genéticas recentemente associadas à magreza saudável.

"É fácil se apressar no julgamento e criticar as pessoas pelo peso que elas têm, mas a ciência mostra que as coisas são muito mais complexas. Nós temos muito menos controle sobre o nosso peso do que poderíamos pensar", disse Sadaf Farooqi, pesquisador chefe do estudo, da Universidade de Cambridge.

O próximo passo dos cientistas é identificar os genes exatos envolvidos na magreza saudável. O objetivo de longo prazo é analisar se essas descobertas podem ajudar a formatar novas estratégias de emagrecimento.

O professor emérito de nutrição e dietética do King’s College de Londres, Tom Sanders, destacou que a maior parte da obesidade é adquirida na vida adulta e está ligada ao ambiente em que vivemos: um estilo de vida sedentário e com muito acesso a alimentos ricos em calorias.

#pesquisa#ciência#saúde#obesidadeFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.