Notícias

< voltar
09/Nov/2018 - 15:06 - Atualizado em 12/Nov/2018 - 16:44

Como Minas Gerais se tornou referência em tecnologia e inovação

Painel do FINIT Festival apresentou as ações da Sedectes nos últimos quatro anos para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no estado


Por Renato Carvalho/SIMI Belo Horizonte/MG
Secretário Vinícius Rezende destacou o trabalho desenvolvido pela Sedectes
Crédito: Fábio Veloso/SIMI

Minas Gerais se tornou um dos principais polos de inovação do país. Além de contar com o maior número de universidades públicas e ter o segundo maior número de startups do país, o estado fortaleceu seu ecossistema com um grande esforço do Governo de Minas Gerais.

Durante a terceira edição da Campus Party Minas Gerais, durante o FINIT Festival, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) apresentou o painel “Como transformamos Minas Gerais em referência na área de tecnologia e inovação”.

A apresentação reuniu representantes dos principais projetos executados pela Secretaria nos últimos quatro anos. Segundo o secretário Vinícius Rezende, todas as metas foram atingidas, com o esforço e dedicação de diversos agentes. “Nosso papel era construir o que Minas Gerais queria e precisava. O Estado ainda tem muito o que fazer e a crescer”, avaliou.

O superintendente de Inovação Tecnológica, Roberto Rosenbaum, fez uma analogia do trabalho da secretaria com um voo. “Nós, como gestores, somos pilotos desse grande avião. Voamos com pouco combustível durante dois anos, mas a nossa tripulação se empenhou e fez muito em prol da inovação. Tornamos Minas Gerais referência em Ciência, Tecnologia e Inovação”, disse.

Confira os programas executados pela Sedectes:

Meu Primeiro Negócio
O programa é realizado em parceria com a Junior Achievement e com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). Tem como principal objetivo promover a cultura empreendedora entre estudantes do ensino médio de escolas estaduais.

Startup Universitário

Tem como principal propósito despertar a cultura empreendedora e o desenvolvimento dos ecossistemas universitários nas Instituições Públicas e Privadas de Ensino Superior. O programa capacita e apoia professores universitário para criarem ações e programas que deem aos alunos a oportunidade de desenvolverem comportamento empreendedor.

Núcleo Mineiro de Internacionalização do Ensino Superior (Numies)

É um programa de incentivo à internacionalização das universidades e instituições de ensino mineiras. O programa opera na articulação, promoção e desenvolvimento de acordos de cooperação internacional entre instituições de ensino mineiras e instituições internacionais.

Uaitec Lab

O Uaiec Lab oferece, de forma gratuita, qualificação profissional por meio da implantação de uma rede de polos de educação à distância.

Seed

Programa de aceleração de startups para empreendedores do mundo todo que queiram desenvolver seus negócios em Minas Gerais. O Seed potencializa a interação e a transferência de conhecimento e habilidades entre empreendedores apoiados e o ecossistema local e global.

Hub Minas Digital

O Hub apoia a inovação aberta nas empresas de médio e grande porte, promovendo a conexão dessas instituições com o ecossistema de inovação mineiro.

Difusão Minas Digital

O programa de difusão dissemina a ciência, a tecnologia, a inovação, a sustentabilidade e o empreendedorismo pelo estado. Os agentes fortalecem as políticas públicas através da divulgação e replicação das ações da Secretaria, consolidando as comunidades de empreendedorismo e inovação.

Sistema Mineiro de Inovação

O SIMI tem por finalidade promover convergência de ações governamentais, empresariais, acadêmicas de pesquisa e tecnologia para, de forma cooperada, desenvolver a inovação no estado de Minas Gerais. Aberto a toda a sociedade, o portal SIMI é uma ferramenta estratégica e colaborativa.

Movimento da Nova Economia Mineira – Movem

É um movimento mineiro de pessoas e instituições envolvendo academia, governo, empresas e sociedade civil, que busca fortalecer o ambiente de inovação até 2023, por meio da convergência de esforços e recursos e da promoção constante da competitividade da economia mineira.

Confira fotos do painel:

#finit#MinasDigital#FINITFestival#finit2018Favoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.