Notícias

< voltar
07/Fev/2019 - 14:15 - Atualizado em 07/Fev/2019 - 15:37

Conheça a primeira usina brasileira a gerar energia a partir do lodo de esgoto

CS Bioenergia está localizada em Curitiba e, em sua potência máxima, poderá abastecer até 2 mil casas


Por Redação Belo Horizonte/MG
Biogás gerado pelo processo será integralmente utilizado na geração de energia elétrica
Crédito: Divulgação

Já está funcionando no Paraná a primeira usina de geração de biogás do Brasil, que gera energia a partir da combinação de resíduos orgânicos e lodo de esgoto. A CS Bioenergia, formada pela estatal Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e pelo grupo Cattalini Bio Energia, está localizada em Curitiba e utiliza o lodo gerado na Estação de Tratamento de Esgoto Belém.

O processo, conhecido como biodigestão, começa com o recebimento do lodo de esgoto da estação de tratamento e seu armazenamento em um tanque. Além do material, são recebidos resíduos sólidos urbanos, como plásticos, que, após uma triagem, são separados da parte orgânica.

Em entrevista para a GreenMe, Sérgio Vidoto, diretor da Cattalini Bio Energia, explicou que a característica do lodo de esgoto brasileiro favorece a qualidade do biogás. Isso porque os resíduos contém muitas bactérias, o que leva a produção de um gás com grande participação de metano.

O biogás gerado pelo processo será integralmente utilizado na geração de energia elétrica, por meio da combustão do gás em motores da General Electric, especialmente desenvolvidos para esta finalidade.

Atualmente, a usina ainda não funciona em sua potência máxima, mas a expectativa é que ela será capaz de produzir até 2,8 MW, o suficiente para prover energia para o abastecimento de 2 mil casas populares.

Fertilizantes

Ao final do processo ainda é possível a produção de fertilizante sólido a partir dos resíduos remanescente do processo de biodigestão. Para os primeiros anos, este produto será destinado a aterros e, assim que for obtida a certificação do Ministério da Agricultura, será utilizado como fertilizante.

#inovação#energia#CSBioenergiaFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.