Notícias

< voltar
30/Jul/2018 - 14:30 - Atualizado em 31/Jul/2018 - 18:09

Conheça a startup vencedora do Empreenda. Em Ação!

Grande final reuniu startups de universidades mineiras em Ouro Preto


Por Pedro Matos/SIMI Belo Horizonte/MG
Participantes apresentaram projetos para especialistas do mercado
Crédito: Pedro Matos/SIMI

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, as históricas igrejas de Ouro Preto foram pano de fundo para uma competição de empreendedorismo e muita inovação. O Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) sediou a etapa final do Empreenda. Em Ação!, que desafiou estudantes de diversas universidades mineiras a desenvolverem soluções inovadoras dentro das salas de aulas e levá-las para o mercado.

O evento foi dividido em três etapas. Na primeira, projetos de todas as regiões do estado se apresentaram para uma banca de avaliadores que deram feedbacks e selecionaram os melhores projetos para a fase seguinte. Durante a segunda etapa, além das bancas de avaliação das startups, os empreendedores tiveram a  oportunidade de receber mentorias e assistir palestras de especialistas de instituições do ecossistema de inovação. Na fase final, a banca avaliadora analisou o amadurecimento dos projetos durante os três dias de evento e definiu os primeiros colocados do programa.

O professor Álvaro Pereira Júnior, fundador do Empreenda. Em Ação!, explica que o programa tem como finalidade ampliar o leque de possibilidades dos alunos de graduação e transformar as pesquisas realizadas em sala de aula em empresas. “O objetivo do programa é diminuir a distância entre a universidade e o mercado, especificamente o mercado empreendedor. A gente quer que o estudante perceba que ele não necessariamente precisa trabalhar para uma empresa, mas que pode pensar também em empreender.”

MicroPelt, da UFJF, foi eleita a campeã do Empreenda. Em Conexão!
Crédito: Pedro Matos/SIMI

A equipe vencedora do Empreenda. Em Conexão!, etapa final do Empreenda. Em Ação!, foi a MicroPelt, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que desenvolveu um expositor refrigerado de pequenas dimensões que permite a venda por impulso de produtos perecíveis. “É muito bom levar esse feedback positivo para a casa. A gente veio e fez por merecer. Nossa meta é nos inserir de vez no mercado dentro de um ano e com um produto cada vez melhor”, comemora a mestranda na área de sistemas eletrônicos, Kátia Melo.

O segundo lugar ficou com a startup Sorbet, que consiste em um probiótico a base de superfrutas brasileiras, e a terceira colocada foi a FireEye, que desenvolveu uma ferramenta para ajudar na prevenção e combate de incêndios florestais. Os três melhores projetos do Empreenda. Em Conexão! também conquistaram o Prêmio Gerdau de Inovação Universidade-Mercado, fruto de uma parceria entre o Empreenda. Em Ação! e a Gerdau.

O programa Empreenda. Em Ação! contou com 90 disciplinas de 15 universidades mineiras. A ideia é fazer com que esse número cresça ainda mais nas próximas edições.

Assista a cobertura da TV SIMI no Empreenda. Em Conexão!:

Confira a galeria de fotos do evento:

#empreendedorismo#inovação#startups#empreendaemaçãoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.