Notícias

< voltar
12/Mai/2017 - 11:23 - Atualizado em 12/Mai/2017 - 11:53

Drones fabricados por alunos de ensino médio participam de competição em Itajubá

1ª Fórmula de Drones SAE BRASIL será de 19 a 21 de maio no campus da Unifei


Por Redação
Crédito: Divulgação/ Dronesglobe


No próximo fim de semana, o céu de Itajubá, Minas Gerais, será invadido por aeronaves não tripuladas, os famosos drones. É que a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) será sede da 1ª Fórmula Drone SAE BRASIL 2017, entre 19 e 21 de maio.

A competição, que vai reunir estudantes do nível médico e técnico, já conta 12 equipes inscritas, e vai reunir alunos de escolas técnicas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. As equipes já estão realizando os testes de voo das aeronaves nas dependências das próprias instituições de ensino ou em áreas próximas.

As equipes são formadas por até 15 alunos, que desenvolvem os projetos de drones sob a supervisão e orientação de professores de suas escolas, em resposta a desafios técnicos especificados no regulamento da competição.

No primeiro dia da competição (19/05), as equipes farão apresentações orais de seus projetos para uma comissão de juízes e esclarecerão dúvidas decorrentes da análise de relatórios técnicos previamente enviados ao Comitê Técnico da competição. Dessa etapa, resultarão pontuações importantes para a classificação geral, referentes exclusivamente a aspectos teóricos. Os dois dias subsequentes (20 e 21 de maio) os alunos farão provas práticas, com baterias sucessivas de voos. A somatória dos pontos obtidos nas duas etapas definirá a classificação final das equipes.

A Competição Fórmula Drone é uma iniciativa educacional da SAE BRASIL, sociedade brasileira da tecnologia da mobilidade, com o objetivo de estimular o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicados à operação de aeronaves tipo drone, por meio da competição entre equipes.

Conheça abaixo as equipes participantes de acordo com cada estado:

MINAS GERAIS

Equipe DronlFly - Instituto Federal (IF) Sudeste - Juiz de Fora

Equipe Optimus Drones - IF Norte de Minas - Montes Claros

Equipe Yellow Drones - Centro de Educacional Profissional (CEP) - Brazópolis

Equipe Leopoldina - Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET MG) - Leopoldina

Equipe Cefast Drones - CEFET MG Campus 1 - Belo Horizonte

 

SÃO PAULO

Equipe HeliBRA - IF SP - Bragança

Equipe SkyBotz Drone - IF SP - Salto

Equipe SJ Bots - IF SP - São José dos Campos

 

RIO DE JANEIRO

Equipe Robótica Maracanã – CEFET RJ - Maracanã

Equipe CPII Bots - Colégio Pedro II - São Cristóvão

Equipe CPII Drones - Colégio Pedro II - São Cristóvão

Equipe Angry Bodes - CEFET RJ - Nova Iguaçu

#competição#ensinotecnico#competiçãodedronesFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.