Notícias

< voltar
31/Mar/2016 - 14:49

Equipe da Puc Minas é uma das finalistas do Imagine Cup

Final brasileira do evento reúne os 9 finalistas em Belo Horizonte entre os dias 27 e 28 de abril


Por Da redação

Conhecida como a Copa do Mundo da Computação, a final da etapa brasileira da Imagine Cup 2016 será realizada, pela primeira vez, em Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os dias 27 e 28 de abril.

Nove times de todo o país foram selecionados para a final brasileira do Imagine Cup em busca de uma vaga para representar o Brasil na competição mundial, que acontece em Seattle, nos Estados Unidos.

Entre as equipes selecionadas está a Sonho de Jequi, um projeto desenvolvido por alunos da Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas) e tem como objetivo mostrar a realidade do Vale do Jequitinhonha, região localizada no nordeste do estado, por meio de um jogo.

O game se baseia em um personagem chamado Jequi, que precisa coletar o máximo de água possível, desviando dos obstáculos. Segundo Ramon Coelho de Souza, um dos idealizadores e programadores do jogo, seu grande diferencial é mostrar a realidade de uma região que sofre com a seca, através de imagens. “O ‘Sonho de Jequi’ dá ao jogador a oportunidade de vivenciar um pouco da cultura do Vale do Jequitinhonha, além de permitir doações que poderão ajudar as pessoas que vivem na região”, afirma.

Além de levar a cultura do Jequitinhonha para todo o mundo, a equipe vai reverter parte da renda dos downloads para projetos que busquem reduzir os impactos da falta de água. “Mais do que o prêmio em dinheiro, vemos no Imagine Cup uma oportunidade de dar visibilidade para um cenário de dificuldades e mostrar que há várias formas de se ajudar quem precisa”, reforça Ramon.

Desafio
Durante a final brasileira, os times selecionados vão participar de provas e avaliações divididas em três categorias: games, inovação e cidadania. O ‘Sonho de Jequi’ vai disputar com outros três projetos brasileiros na categoria games e, se for escolhida, concorre na etapa online para representar o Brasil na competição principal.

Copa de tecnologia
A Imagine Cup incentiva o empreendedorismo entre estudantes de todo o mundo. Já foram realizadas 13 edições do evento, que contou com a participação de mais de 1,8 milhão de estudantes de 190 países.

O Brasil já foi campeão em diferentes categorias em nove edições. Em 2015, a equipe brasileira vencedora recebeu um prêmio de US$ 50 mil e a mentoria de Satya Nadella, CEO da Microsoft.

A Imagine Cup é uma das iniciativas da Microsoft para acompanhar a jornada empreendedora, com o objetivo estimular a criação de ideias inovadoras e a geração e desenvolvimento de startups.

Confira a lista com as equipes selecionadas para a final brasileira:

Categoria Games:
• Sonho de Jequi (PUC Minas - Belo Horizonte)
 Do a Barrel Throw (UNESP - Bauru)
 Crab Wave (ETEPAM/UFPE - Recife)

Categoria Inovação:
• Echo Sense (PUC RS/UFRS - Porto Alegre)
• WIT Box (UNISOSIESC - Joinville)
• Dreampper (UNITAU - Taubaté)

Categoria Cidadania:
• Bridge (USP - São Paulo)
• AppDemia (FAESA - Vitória)
• Omni (UNIVILLE - Joinville)

A final brasileira é uma parceria da Microsoft com Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais.

Leia também:
• A final nacional da Imagine Cup é nossa!

 Favoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.