Notícias

< voltar
13/Mar/2019 - 08:15 - Atualizado em 12/Mar/2019 - 16:48

Estudante cria conceito inédito de tecnologia assistiva para comunicação alternativa

Elaborado com novas tecnologias de fabricação de menor custo, o produto poderá favorecer a autonomia de pessoas com deficiência


Por Redação Belo Horizonte/MG
Conceito possibilita maior flexibilidade de escolha de tamanhos dos cartões
Crédito: Alex Reipert

Uma estudante da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) desenvolveu um novo conceito de tecnologia assistiva para comunicação aumentativa e alternativa, que utiliza gestos manuais, expressões faciais e corporais, símbolos gráficos, voz digitalizada, entre outros, como forma de comunicação de indivíduos não oralizados.

Nomeado de Efígie, o conceito foi criado pela fisioterapeuta Mariana da Silva Battel como tema de monografia de conclusão do curso de Especialização de Intervenções Fisioterapêuticas nas Doenças Neuromusculares.

Em seu conceito foram desenvolvidos suportes por meio de impressão 3D para possibilitar o encaixe, em quadros magnéticos, de cartões utilizados em comunicação aumentativa e alternativa. A solução desenvolvida pela pesquisadora possibilita maior flexibilidade de escolha de tamanhos dos cartões, o que, no futuro, pode ter relação com medidas de acuidade visual para pessoas com baixa visão.

Segundo a pesquisadora, o Efígie é o único produto de tecnologia assistiva de comunicação aumentativa e alternativa que pode ser automatizado, possibilitando a inclusão de estímulos como, por exemplo, visual.

Pelo ineditismo da tecnologia, foi solicitado junto ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unifesp a avaliação para patente. O processo já está em andamento.

#tecnologia#inclusão#acessibilidade#assistivaFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.