Notícias

< voltar
15/Dez/2017 - 08:00 - Atualizado em 14/Dez/2017 - 17:48

Estudante de 18 anos cria sutiã que detecta câncer de mama

Peça é equipada com biosensores que monitoram mudanças na superfície dos seios


Por Redação
Crédito: Divulgação

Um jovem mexicano de 18 anos criou um sutiã que pode ajudar na detecção precoce do câncer de mama. Com a invenção, Julian Rios Cantu venceu o Prêmio Global de Estudante Empreendedor.

A ideia surgiu a partir de um drama vivido pela própria família do rapaz. A mãe dele luta contra a doença e, durante o tratamento, precisou realizar a remoção dos seios. O sutiã, denominado de EVA, foi desenvolvido com a ajuda de três amigos por meio de sua empresa Higia Technologies, e tem como público-alvo as mulheres com predisposição genética ao câncer.

Equipado com aproximadamente 200 biosensores, o sutiã mapeia a superfície da mama, sendo capaz de monitorar as mudanças de temperatura, forma e peso dos seios.

Em entrevista ao jornal Mexicano “EL Universal”, o jovem explicou que a escolha de introduzir os sensores em um sutiã se deu porque ele permite ter os seios na mesma posição e não precisa ser usado mais de uma hora por semana.

Segundo Cantu, os biosensores são capazes de determinar a condutividade térmica por zonas específicas. “Em alguns casos, o calor pode indicar mais fluxo sanguíneo, o que, portanto, indica que os vasos sanguíneos estão "alimentando" algo, situação muito comum em caso de câncer.”

O EVA recolhe o dados de temperatura, realiza a análise e envia as informações para uma aplicação ou qualquer computador  explicou Cantu. Quando ocorre uma malformação nos seios ou um tumor, há uma vascularização. Assim, quanto maior o (fluxo de) sangue, maior a temperatura.

#saúde#invenção#cancer#sutiã#cancerdemamaFavoritar

Fonte: O GLOBO

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.