Notícias

< voltar
03/Out/2018 - 08:02 - Atualizado em 02/Out/2018 - 18:19

HyperloopTT apresenta primeira cápsula para transporte de passageiros

Empresa que tem seu Centro Global de Inovação e Logística em Contagem construiu a cápsula, em grande parte, com Vibranium


Por Redação Belo Horizonte/MG
Maior parte da cápsula é feita de Vibranium, material patenteado pela HyperloopTT
Crédito: Divulgação

A Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT), empresa de transportes que promete encurtar viagens, revelou nesta terça-feira, 2 de outubro, sua cápsula de transporte de passageiros em escala real. A cápsula, chamada de “Quintero One”, foi apresentada em Puerto de Santa Maria, na Espanha, e será enviada para Toulouse, na França, onde está sendo construído o primeiro protótipo de 1,5 km do Hyperloop.

O módulo tem 32 metros de comprimento externo e 15 metros de comprimento interno, além de pesar 5 toneladas. A Quintero One conta com 82 painéis de fibra de carbono e foi construída, em grande parte, de Vibranium - um material feito especialmente para as cápsulas e patenteado pela empresa a partir de outros metais.

A cápsula foi construída nas instalações da empresa Airtificial, a partir da fusão da especialista em compostos Carbures e da empresa de engenharia Inypsa, que tem clientes como Airbus e Boeing.

“Hoje, revelamos um novo tipo de veículo de transporte construído com uma alta porcentagem de compósitos, o que torna a cápsula Hyperloop, possivelmente, o veículo de transporte mais seguro do mundo”, disse o cofundador e presidente da Airtificial, Rafael Contreras.

Na França, a cápsula será levada para montagem e integração adicionais no sistema. O protótipo do transporte deve ficar pronto em 2019.

HyperloopTT em Minas Gerais

A empresa escolheu Minas Gerais para se estabelecer no Brasil. Na região metropolitana de Belo Horizonte, Contagem é a sede do Centro Global de Inovação e Logística da HyperloopTT.

Tecnologia

A HyperloopTT desenvolve um trem-bala idealizado pelo empresário norte-americano Elon Musk. Trata-se do chamado “transporte em cápsulas”, por meio do qual passageiros serão transportados em cápsulas que percorrem um tubo, movidas por levitação eletromagnética. Esse meio de transporte pode atingir 1.200 km/h, o que permitiria ir de Belo Horizonte a São Paulo em 30 minutos.

#inovação#tecnologia#transporte#HyperloopTTFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.