Notícias

< voltar
10/Jan/2019 - 08:01 - Atualizado em 10/Jan/2019 - 15:35

Inteligência artificial consegue detectar Alzheimer até 6 anos antes do diagnóstico

Pesquisa da Universidade da Califórnia aponta como a IA pode ajudar no tratamento precoce da doença


Por Redação Belo Horizonte/MG

Uma recente pesquisa da Universidade da Califórnia aponta que a inteligência artificial pode acelerar o diagnóstico de Alzheimer, ajudando no tratamento precoce da doença. O estudo foi publicado na Radiology e usou um tipo de mapeamento cerebral com um algoritmo de aprendizado de máquina que entendeu como diagnosticar o estágio inicial da doença.

Segundo Jae Ho Sohn, um dos pesquisadores do estudo, um dos maiores problemas do Alzheimer é que quando os sintomas clínicos se manifestam e o diagnóstico é feito, muitos neurônios já morreram, o que torna a doença irreversível.

Dessa forma, o diagnóstico feito com IA pode dar aos médicos um avanço importante no tratamento da doença degenerativa, já que a tecnologia aprendeu a descobrir a doença cerca de seis anos antes de um diagnóstico clínico.

A equipe de pesquisadores monitora os níveis de glicose no cérebro, já que a substância é a principal fonte de combustível para as células cerebrais, que assim que adoecem param de usar a glicose.

As mudanças são sutis e não podem ser perceptíveis ao olho humano. Desta forma, o pesquisador treinou o algoritmo em exames de pacientes que acabaram sendo diagnosticados com a doença de Alzheimer, com comprometimento cognitivo leve ou nenhum distúrbio, e o algoritmo começou a descobrir como prever a doença.

O acerto foi de aproximadamente 92% no primeiro teste e 98% no segundo, fazendo previsões corretas em média 75,8 meses antes de o paciente receber o diagnóstico de Alzheimer.

#pesquisa#tecnologia#ciência#saúde#AIFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.