
Sete alunos da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, de Divinópolis, desenvolveram um protótipo de um tênis capaz de recarregar um celular à medida que o usuário o utiliza durante uma atividade física, como uma caminhada, por exemplo. O projeto, que une tecnologia e saúde, foi o vencedor da Feira da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e agora busca arrecadar R$ 7 mil para participar de uma exposição no Equador.
A ideia nasceu no ano passado, quando os jovens estavam no 9° ano do ensino fundamental, durante um trabalho em que todos os estudantes precisavam desenvolver um projeto. Desde então, os alunos, com o apoio de professores, estão buscando maneiras de aperfeiçoar o protótipo.
Os estudantes inseriram placas eletrônicas que fornecem energia a partir de qualquer tipo de pressão sobre ela, juntamente com um pequeno capacitor que remove as cargas negativas e mantém a positiva. A energia gerada é enviada por um cabo até um carregador portátil. Segundo os alunos, o protótipo foi desenvolvido com o custo de cerca de R$ 150.
Na semana passada o grupo foi à Câmara Municipal de Divinópolis em busca de apoio para garantir a participação na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), uma das maiores feiras da América Latina, que será realizada no Equador.

Comentários
As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.