Notícias

< voltar
30/Jul/2018 - 16:30 - Atualizado em 30/Jul/2018 - 17:29

Lâmpada de garrafa pet criada por mineiro leva luz a locais sem energia

Solução desenvolvida pelo mecânico Alfredo Moser resultou em uma ONG que atende mais de 20 países


Por Redação Belo Horizonte/MG
Alfredo Moser criou solução simples e barata capaz de iluminar ambientes escuros durante o dia
Crédito: BBC/Reprodução

Uma ideia criada por um mecânico mineiro está ajudando a iluminar lugares sem energia por todo o mundo. Com a notícia de risco de apagão em 2001, Alfredo Moser, morador de Uberaba, teve a ideia de utilizar garrafas pet com água e alvejante para iluminar cômodos escuros durante o dia, sem utilizar energia elétrica.

As garrafas pet são encaixadas em buracos no telhado, espalhando a luz solar pelo ambiente por meio da refração. O resultado da ideia é uma iluminação equivalente a uma lâmpada com potência entre 40 e 60 watts.

Simples e barata, a ideia inspirou a criação da associação Litro de Luz, que está presente em mais de 20 países utilizando a solução de Alfredo e uma versão aprimorada da lâmpada de garrafa pet para iluminar regiões sem acesso à energia.

Litro de Luz leva lâmpadas de garrafas pet a comunidades carentes
Crédito: Litro de Luz/Instagram

Tudo teve início em 2012, quando o filipino Illac Diaz utilizou a ideia de moser para ajudar famílias carentes em seu país. Ele iniciou o projeto por meio de sua outra ONG, a "My Shelter Foundation", que promove projetos sustentáveis de baixo custo.

A Litro de Luz, no entanto, desenvolveu uma versão mais sofisticada da lâmpada, composta de garrafa plástica, painéis solares simples para captação de energia e lâmpadas de LED de baixo custo. Dessa maneira, a lâmpada permanece acesa durante a noite, por meio da energia solar armazenada durante o dia.

A associação promove cursos e oficinas ensinando moradores a construírem e cuidarem das lâmpadas, propagando a solução. Em um de seus trabalhos recentes, a ONG instalou 57 postes e montou 80 lampiões na comunidade Kalunga, a maior comunidade quilombola do Brasil, localizada na Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

#inovação#energia#iluminaçãoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.