A falta de medicamentos em hospitais e o alto preço dos produtos são reclamações comuns na área da saúde. Visando amenizar esses dois problemas, a Medintime, startup de Belo Horizonte, criou um marketplace, ligando hospitais a distribuidoras com descontos consideráveis nos preços de medicamentos e produtos hospitalares.
A ideia nasceu quando uma sócia da empresa viu a distribuidora em que trabalhava tendo que incinerar, literalmente, cerca de R$ 200 mil em medicamentos vencidos. A incineração de medicamentos vencidos é uma medida recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para evitar graves danos ao meio ambiente, uma vez que as substâncias químicas das drogas podem contaminar o solo, a água e a atmosfera quando vão parar no aterro sanitário ou na rede de esgoto comum.
Atualmente, as distribuidoras utilizam promoções e descontos para tentar reduzir esse prejuízo. À medida que os medicamentos vão se aproximando do vencimento, elas reduzem o preço, oferecendo descontos que podem chegar até 90%. É nesse contexto que a Medintime atua. A empresa possui uma plataforma onde hospitais podem procurar produtos com descontos em diversas distribuidoras.
Um dos idealizadores do projeto, Breno Bernardes, explica que a ideia é facilitar a compra de medicamentos por parte dos hospitais e reduzir o prejuízo das distribuidoras, mas sempre buscando a utilização segura do produto. “Não basta apenas concretizar a venda do produto. Nosso objetivo é garantir que o medicamento seja consumido antes do vencimento. Os hospitais fornecem a lista de medicamentos necessários e nossa plataforma apresenta as distribuidoras com melhores preços”, explica.
A empresa atua desde abril deste ano e até então a plataforma já movimentou cerca de R$ 160 mil em vendas. “Uma das distribuidoras que atuam conosco vendeu mais de 60 mil reais em medicamentos. Eram produtos que seriam incinerados caso vencessem, mas que puderam ser consumidos a tempo graças à negociação”, argumenta Bernardes.
A ideia ganhou vida após vencer o Lemonade 7, competição de startups que ocorreu em fevereiro deste ano. A plataforma conta atualmente com 8 fornecedores de Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo e os principais compradores são hospitais de pequeno e médio porte.
Clube de Compras
Com foco em alcançar hospitais de grande porte, a Medintime lançou o Clube de Compras Hospitalar de Belo Horizonte. A startup vai selecionar até 10 hospitais para participar das compras em conjunto. O objetivo do clube é agregar um grande volume de compras para conseguir preços diferenciados com fornecedores.
Inicialmente, a empresa decidiu focar apenas no segmento de antibióticos para que todos integrantes possam se familiarizar com a experiência de compras conjunta. A seleção dos hospitais deve ser feita ainda este mês.
Comentários
As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.