Notícias

< voltar
14/Fev/2019 - 11:33 - Atualizado em 14/Fev/2019 - 17:49

Mineiros se destacam em desafio nacional do Senai

Estudantes de Barbacena venceram a categoria Voto Popular e belo-horizontinos conquistaram o 3º lugar em Aprendizagem Industrial


Por Pedro Matos/SIMI Barbacena/MG
Desafio reúne alunos de todos os estados para resolver problemas da indústria
Crédito: Senai/Divulgação

O vidro é o material potencialmente reciclável que leva mais tempo para ser absorvido na natureza. Seu tempo de decomposição pode variar entre quatro mil e incríveis um milhão de anos, dependendo das condições às quais os resíduos estão expostos. Pensando em reduzir os impactos do material no meio ambiente, os estudantes Matheus Ferreira, Sabrina Sthefany, Matheus Ribeiro, Gabriel Silva e Cairo de Sousa, do Senai de Barbacena, criaram uma solução que dá nova vida para o vidro descartado.

Batizado de Re-Glass, o projeto utiliza o vidro na confecção de concreto e foi pensado para atender a demanda apresentada pela MB Temper Vidros, que descarta aproximadamente vinte toneladas de subprodutos resultantes do seu processo de fabricação, um prejuízo de cerca de R$ 10 mil mensais.

O concreto fabricado a partir do vidro é considerado não-estrutural, ou seja, não é utilizado na sustentação de edifícios, por exemplo. No entanto é uma excelente opção para partes que exigem menor resistência, como lastro para pisos, bancos e mesas.

Concreto feito a partir do vidro pode ser utilizado na fabricação de bancos e mesas
Crédito: Re-Glass/Reprodução

A solução, que ajuda na limpeza do meio ambiente e pode gerar novas fontes de renda, foi a vencedora da categoria de Voto Popular do 4º Desafio Senai de Projetos Integradores. Para a estudante Sabrina Sthefany a premiação fez com que ela ficasse ainda mais motivada a seguir resolvendo outros desafios da área. "É gratificante para a gente já ter um projeto como esse, reconhecido nacionalmente, nos nossos currículos, pois muitos de nós ainda nem concluiu a faculdade e os cursos", comemora a jovem, que cursa aprendizagem industrial em alvenaria e acabamento.

Veja o vídeo pitch da Re-Glass:

Persiana Impermeável Automatizada

A equipe composta pelos estudantes Igor Santos, Pedro Moura e Marcos Mendes, do Senai Paulo de Tarso, em Belo Horizonte, também se destacou e conquistou o terceiro lugar na categoria Aprendizagem Industrial.

A equipe desenvolveu um dispositivo de uma persiana que fecha automaticamente durante a chuva. O sistema de acionamento automatizado e também remoto, possui um sensor de chuva que se comunica com uma central de comando acionando uma persiana impermeável, que impede a entrada da água no ambiente. A solução foi criada para atender à demanda do Condomínio Capri.

A Competição

O Desafio Senai de Projetos Integradores reúne alunos de todos os estados para resolver problemas encontrados no dia a dia do trabalhador da indústria. Os projetos vencedores foram anunciados em fevereiro, com a premiação de sete equipes. Os prêmios incluem uma visita técnica em São Paulo e cursos gratuitos.

Confira todos os vencedores do desafio clicando aqui.

#inovação#prêmio#senai#soluções#BarbacenaFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.