Notícias

< voltar
16/Jul/2018 - 09:00 - Atualizado em 16/Jul/2018 - 14:20

Museu de BH cria programação noturna para observação astronômica

No dia 20 de julho, os telescópios do Espaço do Conhecimento UFMG ficarão disponíveis até às 21h


Por Redação Belo Horizonte/MG

Amantes da ciência e da astronomia terão uma ótima oportunidade para aprimorar seus conhecimentos na segunda metade do mês de julho. O Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma programação especial dedicada aos temas para adultos e crianças.

Na sexta-feira, dia 20 de julho, o museu vai oferecer uma série de atividades e oficinas no horário noturno, apresentando aos participantes as maravilhas e mistérios do cosmos. Os visitantes terão a oportunidade de ouvir histórias, participar de oficinas e, claro, utilizar os telescópios do espaço, que ficará aberto até às 21h, para observar planetas, aglomerados e muito mais.

Além disso, a partir de 18 de julho, o museu passa a contar com a mostra Colecionar o Mundo: objetos + ciência + cultura, que reúne acervos de 20 espaços que compõem a Rede de Museus da Universidade. A exposição traz artefatos científicos e artísticos catalogados em atividades de pesquisa e ensino que revelam como se dá a construção do saber.

Ilustrações mostram como o saber é construído
Crédito: Luiza Bragança/Espaço do Conhecimento UFMG

A seção Ilustrações Científicas mostra como a união da arte com a ciência foi fundamental para o estudo de espécies. A mostra terá 140 figuras detalhadas de plantas e animais. No mesmo espaço, em Coleções Taxonômicas, o público poderá contemplar exemplares de peixes, aves, orquídeas, répteis, insetos e tipos de madeira que mostram a biodiversidade de três regiões de Minas Gerais: o Espinhaço Canga, onde fica o Quadrilátero Ferrífero, o Espinhaço Quartzito, que engloba as serras do Cipó e do Caraça, e o Vale do Rio Doce.

Alguns dos animais em exposição foram descobertos por pesquisas da UFMG, como o tamanduaí, a anta e o bicho-pau, todos relevantes para a produção científica.

Para saber mais informações e conferir a programação completa, acesse o site do Espaço do Conhecimento UFMG.

#pesquisa#ciência#conhecimento#astronomia#oficinaFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.