Notícias

< voltar
30/Jan/2018 - 10:30 - Atualizado em 30/Jan/2018 - 10:36

Ouro Preto sedia edição regional do Empreenda. Em Ação!

Programa visa dar visibilidade a projetos empreendedores que acontecem nas universidades


Por Redação
Equipe CareBOX - 1ª colocada na banca de avaliação.
 Crédito: Lucas Nolasco/SIMI

Na última sexta-feira, dia 26 de janeiro, aconteceu no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) a edição regional do Empreenda. Em Ação!, um programa que visa aproximar a comunidade acadêmica do setor produtivo para que novos negócios de sucesso possam ser apresentados ao mercado, gerando soluções inovadoras para a sociedade.

Ao todo, 11 equipes formadas por estudantes da universidade apresentaram soluções e produtos para uma banca avaliadora composta por empreendedores e personalidades públicas do estado.

Para a avaliação, foram considerados diferentes critérios, como relevância do problema, impacto da solução, viabilidade do negócio, segmento de mercado, grau de inovação e clareza da apresentação. Os três melhores projetos de cada edição regional se classificam para a final, que acontecerá em julho de 2018.

O Empreenda. Em Ação! foi criado na disciplina de empreendedorismo da UFOP, em 2013, e a partir deste ano o programa começou a funcionar com a participação de outras universidades. Logo na primeira edição estadual, o Empreenda. Em Ação! já conta com 16 instituições de ensino superior. Podem se inscrever estudantes matriculados nas disciplinas de empreendedorismo das universidades que participam do programa.

As equipes da UFOP que se classificaram para a final são: Âmbar Previna, CareBOX e MoMLight.

Conheça as equipes participantes do Empreenda. Em Ação! na UFOP:

Equi-plata

Plataforma que media contratos entre empresas de locação de equipamentos pesados e prestadoras de serviços com clientes finais.

Refor+

Plataforma de intermediação entre trabalhadores da construção civil e clientes, visando a formalização do contrato de serviço e o cumprimento de prazos.

Newc

Jogo on-line para solucionar casos clínicos em equipe.

Âmbar Previna (Classificado para final)

Um aplicativo que visa implementar um novo modelo de controle da saúde da mulher e permite transformar o modo como funciona o sistema de saúde.

Unimovere

É um aplicativo feito para oferecer aos universitário uma alternativa conveniente para procurar e oferecer carona, usando a matrícula como forma de regularizar o cadastro.

ReciclaJM

O desenvolvimento de um aplicativo para facilitar a doação de material reciclável. Essa aplicação está voltada principalmente para o auxilio da Associação dos trabalhadores de Limpeza e Material Reciclado de João Monlevade (ATLIMARJOM).

CareBOX (Classificado para final)

Uma caixa de remédios inteligente totalmente gerenciável por um aplicativo.

Cadê meu busão

Um aplicativo para smartphones para solucionar o problema de perdas de ônibus devido à imprecisão dos horários na cidade de joão monlevade.

MoMLight (Classificado para final)

O objetivo principal é buscar o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos vestíveis, tipo mantas, pijamas, etc, para promover a eficácia da fototerapia e consequentemente contribuir para a redução dos casos de morbidade e mortalidade em recém-nascidos com icterícia.

Joias de Bento

Produção de joias e semi joias confeccionadas a partir de materiais nobres e rejeito de mineração retirado da região do subdistrito de Bento Rodrigues. Esse rejeito passará por análises de toxicidade e, se necessário, tratamentos que garantam que o material seja próprio para uso em contato com a pele.

Sensor Versátil de Amônia

Consiste em um dispositivo orgânico e ultrafino para detecção de gás amônia baseado na técnica de eletrônica impressa. Desse modo, visa a aplicações que vão desde o monitoramento de granjas avícolas e suínas até ambientes de insalubridade em grandes frigoríficos.

Leia também: Empreenda. Em Ação! fecha parceria com a Techmall

Assista abaixo à cobertura da TV SIMI no Empreenda. Em Ação! na UFOP:

#empreendedorismo#pesquisa#inovação#UFOP#empreendaemaçãoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.