Notícias

< voltar
04/Dez/2018 - 16:33 - Atualizado em 04/Dez/2018 - 17:47

Para cada problema, uma solução: diversidade de projetos marca o Baanko Challenge 2018

Conheça os projetos que estão sendo pré-acelerados pelo desafio de impacto social, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU


Por Maíra Duarte Silva

O Baanko Challenge 2018, programa de pré-aceleração de impacto social da Baanko, está a todo vapor. O início do desafio foi marcado por um primeiro encontro de apresentações dos projetos selecionados, que têm como diretrizes o enquadramento em um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU  (ODS).

A diversidade de soluções é uma característica marcante dessa edição. Os projetos abordam segmentos da economia colaborativa, turismo, moradia, saúde, acessibilidade ao aprendizado de língua, inclusão, sexualidade, sustentabilidade, mulheres na tecnologia, igualdade de gênero, entre outros.

A rentabilidade financeira dos negócios e o foco na performance das apresentações foram alguns dos tópicos mais mencionados pela  banca que comandou o primeiro dia de imersão, composta por Andréia de Bernardi, presidente da AKALA, OSC e docente da UEMG; André Menezes, CEO da Baanko; Isabel Gonçalves, CEO da AgroTour; Juliana Muradas, empreendedora Deli Fresh Food; Ricardo Siqueira, diretor de Relações Internacionais e Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral; e Silvana Braga, diretora de Projetos Especiais da Sedectes.

Com a oportunidade de fazer e fortalecer o networking e aprendizados durante todo o programa, que será finalizado em 15 de dezembro, muitas conexões ainda podem ser realizadas, principalmente porque o programa oefrece a possibilidade de conectar voluntários aos projetos, além do amadurecimentos dos negócios e pitchs, que são acompanhados por mentores. Os selecionados ainda participam de palestras, workshops, talks e outra programações.

Conheça um pouco de alguns projetos que estão sendo pré-acelerados:

Cozinheiros de Rua

Com foco na economia solidária por meio da alimentação, é um coletivo formado por pessoas que já tiveram trajetória de rua, com familiares ainda morando nas ruas e por pessoas que estão em abrigos da cidade. Oferece deliciosos coffee breaks, para eventos de pequeno a grande porte, que além de levar trabalho e renda, busca a autonomia e dignidade para essas pessoas empreendedoras e suas famílias.

Casa dos Poliglotas

Facilita o acesso ao aprendizado de línguas estrangeiras por meio de um estilo focado na vivência do dia a dia, proporcionando experiências reais e de alto valor a um custo baixo.

As aulas são em parques, praças, cafés, museus, entre outros espaços, e a metodologia mistura a tradicional com a artística. 

Do It!

É uma plataforma que conecta estudantes e empresas de forma gamificada, possibilitando que os estudantes aprimorem e testem seus conhecimentos e que as empresas reduzam drasticamente seu tempo de contratação. O objetivo é  fomentar o crescimento econômico e proporcionar uma oportunidade de trabalho para todos.

A Classe Engenharia

Especialista em reformas residenciais e comerciais que destina parte do seu lucro a obras sociais, levando um maior conforto às comunidades.

Floresça Café

Criado como um negócio de impacto social desde sua concepção, o espaço, que fica na Rua Rio Grande do Norte, em BH, une um restaurante e uma floricultura, e apoia artesãos locais, buscando priorizar produtores rurais familiares e agroecológicos, como fornecedores dos insumos utilizados no café. O empreendimento ainda oferece oportunidades para pessoas invisibilizadas pelo mercado de trabalho, como trans e pessoas do sistema prisional em regime semiaberto.

Universo a Sós

Com foco na quebra de tabus por meio do conhecimento., o trabalho da empresa é voltado para a prevenção da violência e outros comportamentos prejudiciais aos seres humanos e à sociedade; por meio da conscientização quanto à importância do autoconhecimento, da descoberta de uma sexualidade saudável, empoderada, sem preconceitos e alienações. Funciona em um espaço físico no coração de BH, atendendo o público com consultoria e palestras.

Neuroganho

Por meio de uma plataforma web em desenvolvimento, eles oferecem ferramentas para que mães, pais e familiares possam estimular crianças e jovens com deficiência  intelectual ou comprometimento neurológico associados ao autismo, TEA, síndrome de Down, TDA, TDAH, paralisia cerebral, a desenvolverem seus potenciais, dons, habilidades e talentos, através do Método Doman, um método comprovadamente eficaz há mais de 50 anos.


SAVE CLOSET

Plataforma Save Closet busca soluções fundamentadas na ética da sustentabilidade como valor universal, com foco no aluguel de peças de pessoa para pessoa a um preço acessível, incentivando as pessoas a alugarem suas peças de maneira colaborativa a fim de evitar a compra de novas peça s e reduzir a quantidade de resíduos têxteis , que impacta diretamente o meio ambiente.

GirlsCode

A solução que está sendo desenhada por mulheres apaixonadas pela ciência e tecnologia em busca de maior representatividade na área, consiste no desenvolvimento de uma plataforma de ensino, através da seleção de materiais já disponíveis, com foco no ensino  da lógica da programação para o público feminino.


MS Topografia

A empresa trabalha no projeto com foco na regularização fundiária, que visa o retorno do benefício voltado para a comunidade da  ex-colônia Santa Izabel, em Betim , que foi inaugurada em 1931 com a missão médica de isolar da sociedade dita ‘sadia’ os pacientes com hanseníase. Hoje é a Casa de Saúde Santa Izabel.

Di Rôle

Essa solução é voltada para o fomento do turismo em BH realizado pelos próprios belo-horizontinos, principalmente as classes médias e  baixas, com foco na acessibilidade e conhecimento dos lugares, através de roteiros turísticos que valorizem cada espaço que a capital mineira oferece.

Zeferina

A solução é voltada para a população LGBT e negra, com foco no empreendedorismo de produção da moda afro, visando o fortalecimento da história e representatividade negra, além de atendimento psicológico a preços acessíveis para essas pessoas.  

Mixtura

Iniciativa propõe a criação da primeira marca oficial de modas com resíduos (Mixtura Eco Concept) em Minas Gerais, além da capacitação e transformação de pessoas por meio de uma incubadora de novos talentos empresariais com base na economia sustentável e preceitos biofílicos. A sede está localizada no Bairro Mantiqueira, região Norte de BH.

Visibilidade Feminina

O objetivo é aumentar a visibilidade feminina através do mercado literário, principalmente de temáticas que abordam a  igualdade de gênero e que fomentem o protagonismo das mulheres nos mais diversos espaços e níveis da sociedade.

#empreendedorismo#aceleração#impactosocial#baankochallenge#preaceleracaoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.