Notícias

< voltar
14/Ago/2018 - 14:40 - Atualizado em 14/Ago/2018 - 14:56

Parceria entre mineiros e britânicos vai incentivar políticas públicas para a inovação no Brasil

Wylinka e agência Nesta, do Reino Unido, vão realizar estudo do ecossistema nacional de inovação  


Por Redação Belo Horizonte/MG
Wylinka e Nesta vão executar programa para acelerar políticas públicas para a inovação
Crédito: Wylinka/Divulgação

A associação belo-horizontina Wylinka, em parceria com a agência Nesta, que atua em prol do avanço da ciência, tecnologia e artes do Reino Unido, vai realizar um estudo nacional de políticas públicas para a inovação. O anúncio foi feito na semana passada durante o Fortec Regional, realizado em Belo Horizonte.

A ideia da Wylinka é trazer para o Brasil o programa Acelerador de Políticas Globais de Inovação (GIPA, da sigla em inglês) que é uma iniciativa da Nesta e já foi executado em 11 países. A associação mineira será responsável por facilitar o desenvolvimento das atividades locais e por ser o elo de conexão com os mentores e agentes britânicos.

Além disso, a Wylinka fará, juntamente com a Nesta, um estudo do ecossistema nacional, entrevistando os principais atores que interagem com o desenvolvimento de políticas públicas e identificando seus principais desafios. “O grande objetivo do programa é impulsionar políticas públicas brasileiras para a inovação. Vamos utilizar o know-how do Reino Unido e das instituições parceiras e capacitar os atores chaves na construção dessas políticas públicas”, explica Arthur Araújo, agente de inovação na Wylinka.

Ao longo do programa, que deve ter duração de nove meses, serão selecionadas até 35 pessoas com alto poder de influência na elaboração de políticas públicas que serão capacitadas para priorizarem desafios que bloqueiam o desenvolvimento do ecossistema nacional de inovação. Os escolhidos serão responsáveis também por desenvolver protótipos de programas que ajudem a superar esses desafios.

Basicamente, o programa consiste em uma espécie de aceleração voltada para políticas públicas de inovação. “Recentemente, esse programa foi executado nos países da Aliança do Pacífico. A gente viu que isso mobilizou os atores da inovação de todos os países do grupo”, comenta Araújo, destacando ainda que, por se tratarem de políticas públicas, os resultados poderão ser percebidos a médio e longo prazo.

O grupo selecionado no Brasil terá duas imersões no Reino Unido para conhecer de perto as atividades e ações que são desenvolvidas por lá, além de ter contato com mentores e coachs que vão apresentar as principais ferramentas de inovação e os acompanharão apoiando no desenvolvimento de protótipos de políticas públicas focadas nos desafios brasileiros. A previsão é que o programa GIPA comece já no mês que vem.

Wylinka

A wylinka é uma organização sem fins lucrativos com sede em BH e que tem como propósito mobilizar e desenvolver instituições e ecossistemas para a inovação e o empreendedorismo, a partir da promoção e transformação do conhecimento.

#pesquisa#inovação#tecnologia#Wylinka#estudoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.