Notícias

< voltar
28/Mar/2019 - 08:05 - Atualizado em 28/Mar/2019 - 09:32

Prodemge realiza encontros para discutir ações que conectem dados do estado à sociedade

A ideia é desenvolver uma plataforma de APIs para troca de informações; próximo encontro será aberto ao público no dia 5 de abril


Por Redação Belo Horizonte/MG
Primero encontro reuniu dirigentes de entidades e associações de T.I
Crédito: Prodemge Comunicação

A Prodemge (empresa de tecnologia da informação do governo de Minas Gerais) realizou, na última terça-feira, 26, o primeiro encontro para promover a transformação digital da administração pública estadual. O evento, realizado na Sala da Inovação, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, contou com a presença de dirigentes de entidades e associações do segmento de Tecnologia da Informação.

A empresa tem como objetivo a construção de uma plataforma de APIs que conectem os dados do Estado à sociedade e permita a comunicação automatizada entre sistemas, facilitando a troca de informações. “Queremos fomentar a inovação e que os dados em guarda do Estado possam ser transformados em conhecimento e serviços”, explicou Rodrigo Paiva, diretor-presidente da Prodemge.

Segundo Mônica Rocha, superintendente de inovação da companhia, a Prodemge busca melhorar a vida do cidadão, reduzir a burocracia e aumentar a agilidade e a eficiência da administração pública. “A Prodemge conhece os dados, seus clientes e seu negócio. Ouvindo o mercado, podemos conhecer novas experiências e necessidades. Isso tudo vai nos ajudar a construir uma plataforma realmente útil, que faça a integração de todo esse ecossistema”, disse.

O projeto foi bem aceito pelos participantes. Para Marcelo Almeida, diretor da Assesspro, os dados do Estado podem gerar aplicativos e sistemas que ajudem a reduzir custos de empresas e fomentem o surgimento de novos negócios. “Dessa maneira, o governo estaria incentivando o desenvolvimento econômico do Estado”, avaliou.

Novos encontros

Um próximo encontro para receber mais sugestões sobre o desenvolvimento da plataforma será realizado das 9h às 12h no dia 5 de abril. Também marcado na Cidade Administrativa, desta vez na plenária do prédio Gerais, o encontro é aberto à participação da iniciativa privada, da academia e da área pública.

Os interessados podem se inscrever por este link.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3915-4128 ou e-mail marketing@prodemge.gov.br.

#tecnologia#desenvolvimento#digital#APIFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.