Notícias

< voltar
04/Jul/2021 - 00:00 - Atualizado em 05/Jul/2021 - 17:52

Programa de Ideias para instituições de ensino

O que é um programa de ideias? Como implementar e quais as vantagens deste programa em instituições de ensino?


Por Juliana Arvelos MG



Com a presença crescente da tecnologia dentro das instituições, o conceito de inovação parece ter se tornado seu sinônimo imediato. Mas o simples investimento em ferramentas resolverá os desafios de inovação na educação para uma instituição de ensino crescer?

Compreendendo inovação como resultado da capacidade de criar soluções para problemas previamente identificados e como algo que vem de dentro para fora, a aquisição em si de uma tecnologia não é suficiente para garantir que sua instituição de ensino seja inovadora – ao passo que as ações que promovam a geração de uma cultura empreendedora e de inovação em toda equipe, podem sim ser determinantes.

Uma das ações que ajudam nesta geração de cultura empreendedora e de inovação é o Programa de Ideias. Mas, você sabe o que é este programa?

Segundo a empresa AVEVO, “Um Programa de Ideias tem como objetivo principal dar protagonismo aos colaboradores de uma empresa, permitindo que todos possam contribuir com ideias para o negócio.”

Imagine uma instituição de ensino que utilize este programa, tendo como participantes os docentes, discentes, corpo diretivo e administrativo? Com certeza ideias brilhantes de inovação irão surgir, melhorando a qualidade do ensino e o senso de pertencimento de todos os envolvidos, beneficiando não apenas este grupo, mas a comunidade na qual a instituição pertence.

E como implantar um programa de ideias em uma instituição de ensino?

Primeiramente este programa deve integrar-se à estratégia da instituição. Uma linha de propostas deve ser definida, a fim que haja foco no trabalho.

A seguir é necessário definir o grupo que irá fazer a gestão das ideias. Esta equipe será responsável por lançar os desafios à instituição, receber as ideias, avaliar e priorizar as mesmas, desenvolver o plano de implementação e definir a equipe de implementação. 

Para ter um grande volume de ideias e que elas tenham qualidade, é interessante que a instituição faça um calendário de eventos de geração de ideias, promovendo discussão sobre temas nos quais se deseja inovar.

Não podemos esquecer que para este programa realmente funcione, a cultura da inovação deve estar disseminada em toda a instituição. Ações como concurso de ideias, workshops, treinamentos em assuntos tais como criatividade e desenvolvimento de ideias auxiliam na promoção da cultura da inovação. 

E quais os benefícios de uma instituição de ensino implantar um programa de ideias? A seguir vamos conhecer alguns destes benefícios:

- Aumento do senso de pertencimento de todos os envolvidos e beneficiados.

- Maior número de soluções que melhoram a qualidade do ensino e dos serviços ofertados pela instituição.

- Melhoria dos processos internos.

- Otimização do uso dos recursos.

- Aumento de parcerias de empresas com a instituição de ensino.

- Pioneirismo no mercado.

- Agregar valor ao nome da instituição.

Instituições de ensino são ambientes naturalmente férteis em ideias. Este programa servirá para incentivar a participação de toda a comunidade acadêmica, em um processo no qual todos se beneficiam.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Site Escolas Exponenciais: https://escolasexponenciais.com.br/desafios-contemporaneos/inovacao-na-educacao/ <acessado em 17/06/2021>

Site AVEVO: https://blog.aevo.com.br/programa-de-ideias/ <acessado em 17/06/2021>

Juliana Guedes Arvelos Barbosa. 

Engenheira de Controle e Automação, Mestre em Engenharia Elétrica. Profissional com sólida experiência na Gestão Educacional. Certificada em Inovação e Transformação Digital. Consultora Educacional e Idealizadora do Educação Inovadora. Docente do MBA em Gestão Universitária da PUC – MG.

linkedin.com/in/juliana-guedes-arvelos-barbosa-8492b9146

 

##edtech##brainstormFavoritar

Fonte: linkedin.com/in/juliana-guedes-arvelos-barbosa-8492b9146

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.