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11/Mai/2017 - 08:00 - Atualizado em 16/Mai/2017 - 11:21

Projeto da PUC Minas representa Estado na Imagine Cup 2017

Em 2016, projeto da universidade foi campeão nacional e representou o Brasil na fase mundial da competição


Por Redação

Um dos momentos mais esperados pelos jovens universitários e empreendedores de todo o Brasil que se inscreveram na 15ª Imagine Cup chegou. Foi divulgada a lista com os 15 finalistas brasileiros da competição que transforma projetos acadêmicos em startups de sucesso.

Os projetos dos jovens agora serão analisados por um júri e os mais inovadores representarão o Brasil na fase mundial, em Seattle, com a chance de ganhar o prêmio de 100 mil dólares e ter apoio para implementação de seu projeto.

Foram selecionados grupos de diferentes regiões do país, de sete estados diferentes, de Norte a Sul, de universidades públicas e privadas. Seguindo o critério de utilizarem a computação em nuvem, estão na lista aplicativos, dispositivos inteligentes, jogos e até uma rede social, que podem trazer soluções inovadoras para consumidores, negócios e sociedade.

Ao todo, foram 199 projetos inscritos na etapa brasileira, um número acima da média global. Mais de 200 mil brasileiros já participaram do campeonato e nove equipes nacionais receberam algum tipo de premiação ao longo das 14 edições.

No total, são 60 times do mundo inteiro que concorrerão na etapa final. A equipe vencedora da Imagine Cup 2017 vai ganhar 100 mil dólares, valor que a ajudará a concretizar o projeto e capitalizá-lo, além de contar com a assessoria e a experiência de quem já participou e de quem está na fase de implantação de seus empreendimentos. O vencedor global também ganhará convite para a Microsoft Build 2018, conferência de desenvolvedores, e, por fim, uma mentoria exclusiva de Satya Nadella, CEO da Microsoft.

Confira os projetos finalistas:

SapiEns – UFRS (RS)

App que ajuda a otimizar o consumo de energia elétrica por meio de avisos instalados em dispositivos conectados à Internet. Alerta os usuários quando há luz acesa em cômodo vazio.

Team Bridge – USP (USP)

Game para dar suporte ao tratamento de fisioterapia de pessoas com limitações motoras graves. Pretende melhorar movimentos, cognição e vocabulário dos pacientes.

Vibeye – UFC (CE)

App para ajudar pessoas com deficiências visuais a se locomoverem, diminuindo o risco de acidentes. Um dispositivo e uma pulseira emitem informações do trajeto para o usuário.

UpFish – Unicamp + UFABC (SP)

Para tentar ampliar a oferta de alimentos, software monitora a produção de pescado em sistemas de aquicultura. Os produtores abastecem o sistema com dados variados.

BubuDigital – IF Paraíba (PB)

Fábrica uma chupeta que monitora a saúde de bebês por meio de sensores de temperatura e umidade.

Dreampper – Unitau (SP)

Rede social que segmenta os públicos de acordo com os interesses de conteúdo, eliminando repetições de informações. Pretende criar espaços qualificados para anunciantes.

Appoint – PUC Minas (MG)

Plataforma que conecta clientes com serviços de entretenimento que exigem agendamento antecipado, como teatros, campos de futebol, paintball e cinemas.

Crown Brawl – IFPI (PI)

Jogo 3D que se passa na Idade Média, no qual desafiantes disputam entre si em batalhas no formato de arenas. Personagens seguem mapas de acordo com características pessoais.

Ensina.aí – UFPE (PE)

Serviço de ensino à distância para alunos com baixo poder aquisitivo. Conecta professores voluntários com estudantes de escolas públicas.

M.O.A.C.I. – UNIFOR (CE)

Gadget que monitora o consumo caseiro de energia elétrica e alerta a quantidade de consumo atingida através de apps web e mobile.

Apollo – Unicamp (SP)

Aplicativo para pessoas que querem aprender a cozinhar com o auxílio de uma assistente pessoal, sem precisar manusear o celular enquanto prepara a refeição.

Cod.cad – Faculdade Farias Brito (CE)

Plataforma online gratuita de ensino de programação competitiva. O objetivo é qualificar o ensino básico brasileiro, sendo uma ferramenta acessível de estudo.

Colec.te – UFPE (PE)

Separador de lixo automático que funciona com sensores que detectam os diferentes tipos de materiais recicláveis, usando recursos como reconhecimento facial e IoT.

Mete a colher – UFPE (PE)

Aplicativo que ajuda mulheres a saírem de relacionamentos abusivos. Oferece espaço para conversas, apoio jurídico e dicas de inserção no mercado de trabalho.

TeamEZCare – USP (SP)

App de gerenciamento de atividades de idosos, que oferece monitoramento aos usuários, com alertas para áreas de risco, casos de quedas, entre outras funções.

Matéria original publicada em: Startupi

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Fonte: Startupi

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