Notícias

< voltar
17/Jan/2019 - 08:01 - Atualizado em 16/Jan/2019 - 15:15

Projeto do Cefet-MG pesquisa a transmissão de energia sem fio

Grupo estuda o reaproveitamento de energia eletromagnética para carregar dispositivos


Por Redação Belo Horizonte/MG

O Grupo de Eletromagnetismo Aplicado, que faz parte do Mestrado em Engenharia Elétrica do Cefet-MG, estuda o carregamento de baterias sem fios e conexões elétricas. A professora Úrsula do Carmo Resende, coordenadora da pesquisa, explica que o trabalho busca a concepção de um sistema para reaproveitamento de energia eletromagnética (SREE), usando rectennas (dispositivo composto por uma antena e um circuito retificador).

A proposta é desenvolver uma tecnologia para a transmissão de energia sem fio, reaproveitando a energia eletromagnética já existente no ambiente. “O desenvolvimento e a disseminação da tecnologia se mostra como um novo paradigma para a alimentação de pequenos dispositivos eletroeletrônicos, eliminando a necessidade de fios e conexões elétricas”, disse a professora.

Úrsula destaca, ainda, que a tecnologia pode permitir a redução de problemas associados ao descarte de baterias e as perdas elétricas devidas ao uso de fios e conexões.

O projeto busca dar continuidade a uma pesquisa já em desenvolvido. Em fase anterior, os pesquisadores conseguiram realizar o carregamento de uma bateria de celular, alimentar sensores de presença e temperatura e alimentar um relógio digital.

Com uma verba recém-aprovada, serão desenvolvidas, agora, a modelagem matemática da rectenna, o projeto, a simulação e construção das antenas e circuitos e, por fim, a realização de testes, verificando a funcionalidade, eficiência e aplicabilidade do sistema desenvolvido.

#pesquisa#tecnologia#ciência#cefetmgFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.