Notícias

< voltar
03/Jan/2017 - 09:54 - Atualizado em 04/Jan/2017 - 10:05

Robô do Google pode ajudar no resgate de vítimas de desabamentos

O robô humanoide Atlas consegue se locomover sobre solos rochosos ou irregulares


Por Redação
Robô Altas durante testes em terrenos irregulares
Crédito: Divulgação/Boston Dynamics

O Atlas, o robô humanoide do Google, desenvolveu uma nova habilidade: andar sobre solos rochosos ou irregulares.

Criado pela Boston Dynamics, empresa parceira do Google, o robô mostrou que é capaz de passar por trechos contendo blocos de concreto espalhados e pedras amontoadas durante um teste de estabilidade.

Uma publicação feita no blog da Boston destaca que isso é possível porque o Atlas consegue concentrar o peso de seu corpo em torno dos pés, de acordo com o terreno, o que não permite que ele caia entre uma passada e outra.

Apesar da conquista de sucesso, a empresa reforça que os robôs ainda não conseguem chegar a determinados lugares, como os humanos. No entanto, o robô nunca tinha caminhado no terreno de testes antes. De acordo com a publicação, não havia nenhuma informação em seu sistema que fornecesse dados para que ele soubesse como agir diante dessas situações.

Ainda segundo o post, esse avanço na estabilidade significa que dentro de alguns anos poderemos ver robôs especializados em resgate, capazes de entrar em escombros de incêndios ou acidentes para socorrer vítimas.

#tecnologia#robô#atlas#humanoideFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.