Notícias

< voltar
18/Out/2018 - 07:00 - Atualizado em 17/Out/2018 - 16:34

Robô humanoide da Boston Dynamics sabe fazer parkour

Robô Atlas aparece em vídeo correndo e saltando obstáculos; em outro vídeo, SpotMini, o cão-robô dança Uptown Funk


Por Redação Belo Horizonte/MG

A tecnologia está, cada vez mais, abrindo novas possibilidades para robôs. O humanoide da Boston Dynamics, que ficou conhecido na internet por suas habilidades, como dar uma pirueta para trás, aprendeu novos truques. A empresa divulgou um novo vídeo em que o robô Atlas é capaz de correr e saltar por obstáculos.

A Boston Dynamics demonstrou, há três anos, o robô caminhando ao ar livre em um bosque. No entanto, o humanoide estava conectado a uma máquina e a navegação era controlada por pessoas. Agora, o Atlas está em uma versão mais sofisticada, mais leve e sem cabos.

Na descrição do vídeo, a empresa explica o funcionamento do robô. “O software de controle usa o corpo inteiramente — incluindo pernas, braços e torso — para obter a energia necessária para pular sobre o tronco e subir os degraus sem interromper seu passo”.

Segundo a empresa, o Atlas usa visão computacional para se localizar de acordo com marcadores específicos. Dessa forma, o robô consegue programar seus passos e atingir a força e a velocidade necessárias para pular.

O Atlas pesa 80kg e mede 1,75m de altura. São apenas 30 segundos de imagem, que mostram o robô livre de cabos fazendo ‘Parkour’. Assista ao vídeo:

SpotMini, o Cão-robô

A Boston Dynamics também divulgou um novo vídeo do SpotMini, seu cão-robô que deve chegar ao mercado em 2019. Nele, o robô aparece mostrando todas as suas capacidades móveis ao dançar a música Uptown Funk.

#tecnologia#robótica#MachineLearning#robô#I.A#A.IFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.