Notícias

< voltar
27/Abr/2020 - 00:00 - Atualizado em 27/Abr/2020 - 17:21

SIMI lança mapeamento de soluções inovadoras contra o COVID-19

Com apoio de Anbiotec Brasil, Biominas Brasil, Fundepar, Seed4Science e Biotechtown, report reúne 63 inovações mineiras contra os efeitos do COVID-19


Por Redação Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, por meio SIMI (Sistema Mineiro de Inovação) apresenta um mapeamento vivo com as principais soluções inovadoras, em MG, que diminuem os efeitos da COVID-19. O report reúne 63 soluções nas categorias de saúde, bem-estar, educação, entre outras e tem apoio da Anbiotec Brasil, Biominas Brasil, Fundepar, e Biotechtown.

A COVID-19 provocou e continua provocando desafios no mundo inteiro, desde o tratamento dos infectados até os efeitos econômicos decorrentes do isolamento social. Compreendemos que a Ciência, Tecnologia e Inovação são peças fundamentais para mitigar os efeitos negativos diretos e indiretos causados pela doença até aqui, seja através de pesquisas acadêmicas, produtos e serviços de startups e empresas de base tecnológica ou outra forma.
Minas Gerais se posiciona como um dos principais ecossistemas de inovação no Brasil, devido ao expressivo número e relevância de startups, ICTs, empresas de base tecnológica, órgãos governamentais, fundos de investimento que atuam neste setor. Possui assim, soluções que combatem e amenizam os impactos da COVID-19 na sociedade, sendo elas o foco deste Report.

Para acessar o report, acesse o link.

Sobre o report

Os Reports SIMI são uma forma de você se aproximar e aprofundar no que tem sido desenvolvido pelo ecossistema de inovação mineiro e neste cenário de pandemia não poderia ser diferente. O SIMI Report - Inovação contra a COVID-19 é o primeiro desta série de levantamentos e estudos sobre o cenário de inovação mineiro.

Sobre a COVID-19

“A pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2 ou Novo Coronavírus, vem produzindo repercussões não apenas de ordem biomédica e epidemiológica em escala global, mas também repercussões e impactos sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos sem precedentes na história recente das epidemias.

A estimativa de infectados e mortos concorre diretamente com o impacto sobre os sistemas de saúde, com a exposição de populações e grupos vulneráveis, a sustentação econômica do sistema financeiro e da população, a saúde mental das pessoas em tempos de confinamento e temor pelo risco de adoecimento e morte, acesso a bens essenciais como alimentação, medicamentos, transporte, entre outros.” Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Além disso, a necessidade de ações para contenção da mobilidade social como isolamento e quarentena, bem como a velocidade e urgência de testagem de medicamentos e vacinas evidenciam implicações éticas e de direitos humanos que merecem análise crítica e prudência.

Sobre os apoiadores do mapeamento

A ANBIOTEC BRASIL é uma entidade privada e sem fins lucrativos. O objetivo da Associação é representar a cadeia produtiva de saúde em todo o território nacional, contribuindo para o fortalecimento, inovação e competitividade das empresas do setor de biotecnologia e ciências da vida. A entidade estimula a cooperação entre empresas e incentiva o empreendedorismo, atuando no desenvolvimento setorial e promovendo a competitividade das MPE’s e startups.

A Biominas é especialista em criar e desenvolver as melhores conexões e negócios em biotecnologia e ciências da vida. Conectamos pesquisadores e empreendedores a empresas e investidores, e vice-versa. Criamos serviços, programas e ambientes que de forma comprovada contribuem para a construção de negócios de sucesso a partir da interação entre os principais players das áreas de ciências da vida e biotecnologia.

A Fundepar é uma empresa de investimentos em negócios tecnológicos, preferencialmente de origem acadêmica. É a gestora do Seed4Science: Fundo de Investimento em Participações para empresas de base tecnológica, com produtos inovadores e alto potencial de crescimento, em estágios iniciais de desenvolvimento. Com investimento financeiro e equipe especializada o S4S apoia a estruturação e o crescimento de empresas intensivas em tecnologia, em todo país, potencializando a captação de novos investimentos e estimulando a cultura empreendedora. Também realiza investimentos em estruturas potencializadoras, como o BiotechTown. 

O BiotechTown é um hub de inovação voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios nas áreas de Biotecnologia e Ciências da Vida. Apoiado em conhecimento científico, tecnológico e de mercado, o BiotechTown atende a bionegócios de todos os portes, desde startups a grandes empresas, em suas diferentes fases, da pesquisa ao go to market e expansão de mercado. Além disso, oferece acesso desburocratizado a infraestruturas próprias de laboratório e planta de produção, bem como coworking e salas para empresas do segmento, em um ambiente que promove conexões e impulsiona o ecossistema.

##startup##ciencia##inovacao#ecossistemadeinovação##tecnologia##COVID19##coronavírusFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.