Notícias

< voltar
21/Jan/2019 - 09:00 - Atualizado em 21/Jan/2019 - 10:50

UFMG recebe inscrições de trabalhos para o II Simpósio Subjetividade e Cultura Digital

Evento reunirá pesquisadores de diferentes áreas com o objetivo de discutir os impactos da cultura digital no campo do saber e da criação


Por Redação Belo Horizonte/MG

Estão abertas, até o dia 31 deste mês, as inscrições de trabalhos para os fóruns de discussão temáticos do II Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital. O encontro será realizado nos dias 2, 3 e 4 de maio e é organizado pelas professoras Nádia Laguárdia de Lima, Márcia Stengel e Vanina Costa Dias e pelos programas de pós-graduação em Psicologia da UFMG e da PUC Minas. O evento reunirá pesquisadores de diferentes áreas com o objetivo de discutir os impactos da cultura digital no campo do saber e da criação.

Os trabalhos precisam abordar um dos quatro eixos temáticos: Educação - desafios e inovações na cultura digital; Política, informação e tecnologias; Saber e informação na cultura digital; e Virtualidade e criação - construções e desconstruções. Os textos devem conter no máximo 250 palavras. A apresentação em diferentes fóruns de discussão visa a interlocução entre profissionais e pesquisadores de todo o país.

Para submeter os trabalhos, basta acessar o site do evento e conferir as condições.

O Evento

O II Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital trará ao Brasil pesquisadores de renome internacional. O professor Fabián Fajnwaks, da Universidade Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis, na França, abordará a questão da singularidade em tempos de algoritmo e inteligência artificial. Pablo López Gómez, professor na Universidad de la República, no Uruguai, vai discorrer sobre questões relativas à sexualidade e a cultura digital.

Outro nome de destaque é o da professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Cristina Ponte. A docente é coordenadora, em Portugal, da rede de pesquisa Global Kids Online que reúne pesquisadores de 33 países para investigar as experiências das crianças e jovens nas redes sociais.

Além dos convidados internacionais, pesquisadores de diversas universidades de todo o Brasil discutirão temas relacionados a educação, política, informação, arte, entre outros, sempre a partir de suas relações com a cultura digital.

O livro Corpo e Cultura Digital: diálogos interdisciplinares também será lançado no Simpósio. A obra da editora Quixote + Do, organizada pelos docentes Nádia Laguárdia de Lima, Márcia Stengel, Vanina Costa Dias e Márcio Rimet Nobre, reúne textos de diversos autores nacionais e internacionais.

Crédito: site do evento

##culturadigital##simpósio##ufmgFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.