Notícias

< voltar
04/Set/2020 - 00:00 - Atualizado em 18/Set/2020 - 09:47

Vem pra Minas | Encontro de Inovação Mineração

Evento será realizado de forma virtual e pretende apresentar soluções tecnológicas para empresas do segmento


Por Da Redação Minas Gerais
   
   

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDE e do INDI, irá promover o Vem pra Minas – Encontro de Inovação voltado para o setor de mineração.

O evento será realizado de forma virtual, com apresentação de soluções pelas equipes das Instituições de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais no dia 30 de outubro. Além disso, durante a semana, as equipes dos projetos estarão disponíveis para realização de reuniões privadas.

    
Como participar:
   
Escolha a(s) tecnologia(s) que tem interesse em conhecer e preencha o formulário de inscrição para receber o convite do Encontro.  O prazo é até o dia 22 de setembro.
   

Como funciona:

  1. Participantes se inscrevem indicando entre as soluções abaixo quais tecnologias tem interesse em conhecer;
  2. As equipes responsáveis pelo desenvolvimento das tecnologias com demonstração de interesse são convidadas para apresentação da solução;
  3. Empresas inscritas recebem o convite para participação de uma reunião privada com a equipe das soluções;
  4. Realização de live com apresentação das tecnologias e das reuniões para interações entre participantes.

   
Conheça as soluções que podem ser escolhidas para apresentação na rodada virtual:
   
   

O software, que foi desenvolvido para dispositivos móveis, pode instantaneamente informar ao usuário da aplicação, por meio de notificações e alarmes, que determinado componente do sistema de proteção catódica por corrente impressa apresenta problemas e necessita de intervenção.

Catraca simplificada para lapidação de pedras

Nesta técnica utilizam-se pedras fixadas em canetas, sendo o trabalho realizado com maior rapidez, porém com maior dependência da habilidade do lapidário.  A solução garante manutenção simplificada, controle de velocidade e afastamento de ruído.

Filtros celulósicos compósitos para remoção de contaminante de água por filtração usando baixo vácuofiltros celulósicos compósitos para remoção de contaminantes de água por filtração usando baixo vácuo

São filtros que apresentam versatilidade para serem aplicados em diversas configurações de equipamentos visando a purificação de água. A solução visa a remoção de contaminantes íons metálicos e corantes em tempo reduzido e com elevada eficiência sem necessidade de uso de pressões elevadas nem sistemas elaborados.

Gestão de estoque de segurança

O software permite realizar a gestão do estoque de segurança para lidar com a falta de materiais importantes. Com a utilização do estoque de segurança, é possível se resguardar das incertezas logísticas e de demanda encontradas por gestores de almoxarifado.

Material compósito estabilizador de barragens de minério

Alternativa ao processo de descomissionamento e desativação de barragens de minério através da injeção do material compósito estabilizador no interior das estruturas de contenção. A solução garante segurança e eficiência.

Método de fabricação de esferas adsorventes de alumina ativada via processo Sol-Gel apropriadas para a adsorção e captura de metais pesados presentes em baixas concentrações em grandes volumes de efluentes líquidos industriais

Clarificação e eliminação de metais pesados de efluentes líquidos industriais. Promete auxiliar no tratamento de rejeitos líquidos orgânicos e inorgânicos através de uma solução econômica e de fácil uso.

Método sol-gel de fabricação de microesferas metálicas com porosidade customizada

Método para viabilização da fabricação de microesferas metálicas com porosidade customizada. Esta solução é escalável e compatível com a demanda do mercado, além de prometer alta reprodutibilidade e baixo custo de produção.

Navegador termovisão

Aplicativo desenvolvido para controle de dispositivo móvel para exploração de ambiente industrial e análise de locais com incêndio, a fim de prevenir danos às pessoas.

PEIQ - Projetando equipamentos da industria química

O aplicativo permite o projeto e a simulação de equipamentos da indústria para a separação sólido-fluido no campo gravitacional (câmara de separação, elutriadores e sedimentadores) e no campo centrífugo (ciclones, hidrociclones e centrífugas).

> Processo de Produção de Agregado Artificial a partir de rejeitos de mineração

Processo de produção de agregado artificial a partir de rejeitos de mineração capaz de substituir o agregado natural. Metódo agrega valor a estes rejeitos e reduz os impactos ambientais das minerações.

Processo de recuperação de óxido de ferro da lama (rejeito) proveniente da concentração de minério de ferro

Utilização da lama residual do processo de concentração de minério de ferro a partir da rocha itabirito. Ao final, o material obtido pode ser utilizado na produção de aço.

Projeto de elutriadores utilizando linguagem de programação java para sistema Android

Software desenvolvido para Sistema Operacional Android por meio de linguagem de programação JAVA. Possui uma rotina computacional simples e otimizada, além de uma interface bastante amigável e intuitiva para cálculo e projeto de Elutriadores em operação individual ou em série.

Transmissor de temperatura multicanal com comunicação Modbus e controle discreto das temperaturas

O dispositivo concatena as funções de monitoramento multicanal de temperatura, controle discreto das temperaturas, comunicação com dispositivo computacional e comunicação com dispositivos de uso industrial.

Transmissor de Temperatura Multicanal com Comunicação RS485 – Modbus – 8 Canais

O software desenvolvido permite configuração de forma rápida e exata dos parâmetros que serão utilizados para mensurar as temperaturas e realizar controle discreto das mesmas.

Uso de ésteres de ácidos carboxílicos como agentes desengordurantes

O invento consiste em soluções de ésteres de ácidos carboxílicos de diferentes tamanhos de cadeia hidrocarbonada, que permitem remover por dissolução parcial depósitos de gordura antigos de superfícies metálicas ou cerâmica e de vidro.

ZigBee BLE Industry

Aplicativo com capacidade de exibição de qualquer variável de processo analógico, independente da marca do instrumento.

 

Dúvidas e sugestõescaroline.valeriano@desenvolvimento.mg.gov.br

#indi#mineração#EncontrodeInovação#desenvolvimentomg#governomgFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.