Notícias

< voltar
17/Mar/2017 - 13:43 - Atualizado em 23/Mar/2017 - 10:47

A prova final é: PITCH!

Alunos de empreendedorismo da UFOP participam do Empreenda. Em ação! com planos de negócios reais


Por Franco Serrano/SIMI Ouro Preto
Crédito: Franco Serrano/SIMI

É a prova das matérias de empreendedorismo da UFOP, é um embate de pitchs, é uma chance de conhecer o mercado e ainda vale uma vaga na incubadora para o projeto campeão. Esse é o Empreenda. Em ação!, projeto realizado a 7 semestres fruto da ideia do professor Álvaro Rodrigues e que nesta edição foi organizado pelo professor André Luiz Silva.

O dia 16 de março foi cheio de emoções e abriu portas para universitários em Ouro Preto, 39 projetos apresentados pelos alunos das disciplinas de empreendedorismo da UFOP se tornaram 12 finalistas e puderam se apresentar para um grupo seleto de jurados e investidores que estiveram presentes no Centro de Convenções da UFOP para conferir o evento.

Após a apresentação das 12 equipes, a Students B&B se sagrou a vencedora com um plano de negócios que consiste em um aplicativo para que estudantes possam receber uns aos outros durante viagens e congressos, problema identificado pelos idealizadores e seus colegas.

Os mais de 400 participantes também puderam dar suas notas às apresentações dos colegas por meio de um aplicativo. Nesta votação, o melhor plano escolhido foi o Cerveja Gestor, que ficou em segundo lugar pelo júri.

TVSimi

A TVSimi também cobriu o evento com exclusividade, assista:

Como funciona

O Empreenda. Em Ação! é uma competição de plano de negócios na qual equipes formadas por alunos de disciplinas de Empreendedorismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) competem na idealização, planejamento e apresentação de modelos de negócio reais. O evento é atualmente promovido pelo Centro de Referência em Incubação de Empresas de Ouro Preto (Incultec), sendo uma oportunidade para que tanto projetos de pesquisa e extensão da universidade, quanto projetos dos próprios alunos sejam desenvolvidos e lançados, permitindo uma aproximação entre universidade e mercado.

A competição consiste em rodadas de apresentações pitch, um estilo de apresentação de breve duração, formuladas com o objetivo de despertar o interesse da plateia e da banca examinadora pelo negócio proposto. Ao fim do evento, espera-se que os melhores planos de negócio estejam aptos a serem apresentados ao mercado de investidores e assim se tornarem negócios reais.

As 12 finalistas

STUDENT BNB

Empresa de TI e meios de hospedagem. Seus serviços estão vinculados às hospedagens de estudantes em cidades universitárias.

CERVEJA GESTOR

É um novo produto do mesmo time do Cachaça Gestor, um produto que já é comercializado. O Cerveja Gestor é um sistema de gestão da produção da cerveja.

RECEITA JÁ

Propõe um serviço de disponibilização e consulta de receitas focadas no público alvo estudante. No serviço, será possível buscar por determinados ingredientes, assumindo que o estudante tem poucos recursos em casa para cozinhar, de forma a receber uma receita fácil de ser produzida.

FREE SUGAR

Empresa do ramo de alimentos dedicadas a brownies. Trata-se de uma loja de brownies sem adição da açúcar.

ECO CUBO

Empresa de tecnologia destinada a comercialização de eco-cubos para plantação de alimentos em residências.

MIRANDA HAIR

Indústria produtora de creme de cabelo para o nicho de mercado de cabelos crespos, ondulados e afro.

ARTE LOC

Empresa do ramo da construção civil. Trata-se de aluguel de maquinário para obras em geral.

DEU B.O.

Empresa de TI e segurança. Trata-se de uma tecnologia disponível para celulares que trabalha com segurança.

FOLHA  GRELHADA

Restaurante vegano em Ouro Preto. Trata-se de uma opção de comida vegana na cidade histórica.

ORIENTA

Empresa de assessoria e orientação profissional para estudantes.

JOINED

Empresa de TI e eventos de casamento. Oferece uma plataforma para auxiliar a gestão de eventos de casamento.

LENTILHA BURGER

Indústria de alimentos do ramo de hambúrguer vegetariano de lentilha.

#UFOP#pitch#empreendaemaçãoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.