Notícias

< voltar
03/Nov/2017 - 18:26 - Atualizado em 08/Nov/2017 - 11:59

Conexão Minas Mundo promove encontro de empresas, startups internacionais e competições

Programa de desenvolvedor web francês, Le Wagon, chega em BH em dezembro; competição de startups agita o Hub Conect


Por Paula Isis/Pedro Matos Belo Horizonte
Conexão Minas Mundo/China
Crédito: André Abreu/SIMI

No quarto dia da FINIT, delegações de diversos países se reuniram na Arena de Negócios para estreitar os laços comerciais com empresas mineiras. Idealizado pela AC Minas e Sedectes, o Hub Conect: Conexão Minas Mundo proporcionou aos participantes uma "excelente oportunidade para que os parceiros brasileiros possam aprender ainda mais sobre como negociar com suas nações de interesse, além de ficarem por dentro das expertises de cada um e das possibilidades de parceria", explica Luísa Rates, analista internacional da Sedectes. Participaram do evento as delegações de Israel, Uruguai, Canadá, França, Portugal, Reino Unido, Holanda, Suécia, Índia, China e Argentina.

Com painéis de duração de 30 minutos a uma hora, cada país teve um momento de apresentação, além de um espaço de apoio exclusivo para realizarem suas reuniões e esclarecer possíveis dúvidas dos presentes.

Entre os participantes, estavam as delegações de cada país representado, empresas que estão buscando expandir seus negócios e empresas e startups que tiveram sucesso em negociações internacionais com os respectivos países.

Durante o painel da França, realizado pela Câmara de Comércio Francesa de Minas Gerais, Fernando Americano, cofundador do Le Wagon, anunciou a chegada do programa de desenvolvedor web em Belo Horizonte. Criado na França em 2013, o programa rompeu fronteiras e hoje atua em mais de 25 países. No Brasil, ele já capta talentos no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

Com duração de nove meses, o programa oferece aos participantes uma intensa imersão. “Não tem feriado. A gente trabalha de segunda a segunda.” Sobre o conteúdo que será ofertado ao público de Belo Horizonte, Americano enfatizou que será o mesmo oferecido em todas as unidades da Le Wagon. A pessoa que faz o bootcamp tem acesso à mesma qualidade de ensino que é ofertada em Tóquio, por exemplo.”  

Segundo o gerente de desenvolvimento da SNEF Group, Alexandre Tavily, que também participou do painel, a França é um dos países que mais investem  em tecnologia e inovação. “É preciso aproveitar isso. É importante conectar grandes empresas às startups. Somos frescos, mas somos legais’, brincou com o público.

Empresário argentino comemora conexões com o mercado brasileiro durante a FINIT

Representantes do G&L Group durante a conferência da Argentina no palco 

Crédito:André Abreu

Pela primeira vez na FINIT, o empresário argentino José María Becerra, CEO da G&L Group, veio para Arena de Negócios gerar conexões com startups e empresas mineiras, buscando as soluções que são desenvolvidas em Minas. Fundada em 1994 e com atuação em mais de 12 países, como Estados Unidos, Espanha, Suíça e Brasil, a G&L é uma empresa que oferece desenvolvimento de software, big data, dados de mineração, entre outros serviços.

O empresário se mostrou bastante surpreso com a quantidade de empresas inovadoras em Minas. “Fizemos muitas conexões e estamos impressionados com a quantidade de empreendedores existentes em Minas e também como as empresas daqui estão acompanhando essa transformação digital que estamos vivendo.”

Após algumas reuniões no período da tarde, Bacerra disse estar bastante impressionado com as coisas que ele viu durante a FINIT. Enquanto o SIMI entrevistava o CEO, duas startups aguardavam para fazer conexões e, quem sabe, uma parceria.  

Boosts proporcionou competição entre startups brasileiras e internacionais

Outra iniciativa do HUB Minas Digital na FINIT foi o Boost Accelerator, uma competição em que aceleradoras do Brasil e do mundo selecionaram suas melhores startups para apresentarem seus negócios a uma banca de investidores de diferentes perfis.

O organizador do evento, Rodolfo Zhouri, do HUB Minas Digital, explica que uma das metas da competição é criar e aperfeiçoar o relacionamento entre o mercado e as aceleradoras de startups. “A ideia é estimular a conexão das startups com a realidade. Poucas coisas são mais reais nesse ecossistema do que dinheiro. O Boost Accelerator possibilita que aceleradoras consigam acessar, por meio de suas melhores startups, investidores interessados em atuar nesse mercado. A gente quis aproveitar esse momento na FINIT para estimular e potencializar esse contato”, explica Zhouri.

Para Luiz Paulo Pinto, diretor de Operações da Simplifica Fretes, o evento é mais do que uma chance de conseguir investimento. É uma oportunidade para validar ideias, testar a solução e ouvir a opinião de pessoas que têm uma ampla vivência no mercado. “É o momento de apresentar o que temos a oferecer no momento e receber feedbacks de especialistas que conhecem o mercado e que podem nos dar uma nova direção para o negócio”, comenta.

Ao todo, 20 startups participaram da competição. Na primeira etapa, os representantes realizaram pitches para investidores e um júri técnico. Três finalistas foram escolhidos para participar da etapa final, realizada no palco SEED da Arena de Negócios da FINIT.

A startup Med Logic foi a vencedora da competição ao apresentar sua solução para gestão da saúde do idóso. Daniel Melo, CEO da startup, explica que o próximo passo é achar o investidor correto, "um parceiro de investimento que nos ajuda não somente com o capital, mas que ele tenha os direconamentos para atingir nossos objetivos", afirma. 

Essa foi a primeira edição do Boost Accelerator, mas os organizadores pretendem realizar a competição pelo menos duas vezes por ano a partir de 2018.

Confira a cobertura fotográfica do Hub Conect e Conexão Minas Mundo

#medicina#internacionalização#FINIT2017#HubMinasDigitalFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.