Notícias

< voltar
04/Nov/2017 - 13:57 - Atualizado em 04/Nov/2017 - 15:45

Empreendedores compartilham experiências do Vale do Silício durante a FINIT

Painel Lições do Vale abriu a programação do último dia na Arena de Negócios


Por Paula Isis/SIMI Belo Horizonte
Michele Chahin, da Main Street Idiomas, falando sobre as ferramentas de marketing para prospectar clientes na Era Digital
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

O fim de semana começou com bastante troca de conhecimentos sobre a experiência de empreender no Vale do Silício, na Califórnia, nos Estado Unidos. Durante o painel Lições do Vale, na FINIT, o público conferiu palestras de empreendedores que tiveram a experiência de trabalhar com grandes empresas na terra da tecnologia. 

Uma das primeiras palestras  foi com Michele Chahin, da Main Street Idiomas, que trouxe para o palco principal da Arena de Negócios os caminhos para que o empreendedores consiga prospectar novos clientes na Era Digital. A empreendedora, que já passou pela Ramper, no Vale, que um dos principais desafios é a fidelização de clientes. “O cliente que entra e sai do seu negócio é caro pra você. Então é preciso realizar ações de inbound marketing para fazer com que o cliente entre para seu lead.”

Chain explica que nenhuma ação de marketing, seja ela inbound ou outbound, vai funcionar se o empresário não conhecer seu cliente. Além disso, ela também falou que toda as ações só darão resultado entre quatro meses a um ano. “É preciso planejá-las para escolher as melhores ferramentas no mercado e também para não perder dinheiro com o público errado.”

Acreditar nas pessoas

Gabriel Kallas, da Toro Investimentos, conta sua trajetória frente à fintech
Crédito: Fábio Veloso/SIMI

Trazendo o case de sucesso e as dificuldades que foi empreender no começo, Gabriel Kallas, da Toro Investimentos, contou para o público as três verdades fundamentais do sucesso de uma startup. À frente da fintech há oito anos, Kallas destacou que o pilar do sucesso de uma startup está nas pessoas que acreditam no negócio e estão dispostas a lutar por ele. “É preciso ser o criador do próprio futuro. Você não está à deriva do futuro. É preciso."

O palestrante ainda brincou que sua apresentação estava mais para um livro de autoajuda. "Sei que vocês estão pensando nisso, mas quando olho para o início da Toro e vejo toda nossa história, não consigo pensar que eu tenha algo mais importante para compartilhar que tudo que eu fiz e só deu certo por ter acreditado no meu trabalho. Kallas tambem ressaltou que é preciso compartilhar o sonho, "pois só assim ele tem poder e mais pessoas começam a acreditar nele”.

Por fim, o empreendeu destacou que mais importante que ficar trabalhando com foco no futuro é trabalhar para o hoje. “Só percebi isso quando um dia me indaguei por que eu perdia tantos domingos trabalhando sendo que meus amigos estavam aproveitando a vida. Vi que apesar de trabalhar para o futuro, eu era feliz no presente”, finaliza.

Outro ponto alto do painel foi quando os palestrantes falaram sobre os desafios de empreender no Brasil x Vale do Silício. Para Chahin, o brasileiro já sai na vantagem por sempre ter que “se virar nos 30”. “No Vale tem muito dinheiro rolando, o mercado é maravilhoso, mas no Brasil temos cabeças para pensar em coisas inovadoras e fazer a grama crescer aqui”, finaliza.

Sobre o Lições do Vale

O Lições do Vale é a primeira empresa brasileira a levar o ambiente inovador do Vale do Silício para sete estados brasileiros. No formato itinerante, o evento tem duração de um dia e a presença dos melhores especialistas na área, além de palestras de empreendedores locais e depoimentos de participantes das últimas imersões realizadas na maior região de empreendedorismo inovador do mundo, o Vale do Silício na Califórnia.

Para Graciele Moura, uma das realizadoras do Lições do Vale, o programa surge para dar suporte ao empreendedorismo brasileiro. “Estamos multiplicando os aprendizados do Vale do Silício. Acreditamos no potencial criativo e na capacidade dos brasileiros têm de inovar, empreender e alcançar patamares mais altos.”

#arenadenegócios#FINIT2017#liçõesdovale#valedosilícios#torosfinanciamentosFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.