Notícias

< voltar
04/Abr/2016 - 18:11

Google inaugura novo centro de engenharia em Belo Horizonte

Espaço inovador, distribuído por quatro andares, vai receber seleto time engenheiros. Belo Horizonte ganha destaque como o melhor ambiente para inovar no país


Por Alysson Lisboa/SIMI Belo Horizonte

 Berthier Ribeiro Neto, diretor de engenharia para América Latina

São 4,8 mil metros quadrados espalhados por quatro andares no Boulevard Tower, região hospitalar de Belo Horizonte. A nova sede do centro de engenharia do Google é a expressão máxima do espírito inovador, marca registrada da empresa mais poderosa do mundo. Durante a inauguração, Berthier Ribeiro Neto, diretor de engenharia para América Latina, o vice-presidente de engenharia Luiz André Barroso, e o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, mostraram as instalações do Google BH para uma equipe de jornalistas e autoridades.

Durante o tour foi possível conhecer o trabalho desenvolvido na planta de Belo Horizonte, como Google Health, comandado pelo engenheiro Fred Quintão. Em outra sala, Camila Matsubara falou sobre os projetos do Google para integrar comunidades, minorias e escolas. “Aproximando-se dos diferentes é que podemos entendê-los e melhorar nosso serviço”, completa Matsubara. Durante o passeio, sala de pilares, cantinas, patinetes, cadeiras coloridas, sinuca e, claro, muito videogame.

Belo Horizonte tem relação muito próxima com o Google. Foi pelas mãos do professor Nívio Ziviani, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, em conversa com Berthier em meados da década de 1990, que um trabalho dos estudantes de engenharia da UFMG chamou a atenção. Nascia na UFMG um algoritmo capaz de buscar e trazer respostas eficientes. A descoberta virou tese de doutorado e, anos mais tarde, fez nascer a Akwan. A empresa desenvolveu o metabuscador TodoBR, que detinha 25% do mercado de buscas no Brasil. Em 2005, a Akwan foi adquirida pelo Google. O final dessa história todos conhecem.

A nova sede do centro de engenharia do Google respira inovação. Uma união criativa entre natureza e tecnologia está paginada nas paredes, espalhando pelos quatro andares do prédio um clima muito divertido. Para desenvolver a nova sede foram convidados, além de engenheiros, profissionais de climatologia, biologia, design e artes plásticas. A reprodução de exemplares do cerrado mineiro é uma iniciativa que busca proteger espécies em extinção. Em contrapartida, a planta cultivada lá é sensível à poluição. Qualquer problema com ela aponta, imediatamente, a qualidade do ar respirado dentro do edifício. As paredes do restaurante são revestidas por minérios em pó, que combinam dezenas de colorações e dão uma sensação de museu ao lugar.

Segundo Berthier, o espaço foi pensado para buscar o retrato da economia mineral de Minas Gerais. O que chama atenção também é o destaque que o engenheiro dá ao San Pedro Valley, ecossistema que nasceu na Região Centro-Sul de Belo Horizonte e entorno, apoiado, em muito, pelos polos de excelência em educação, com destaque para a UFMG. As paredes revestidas com exemplares de minerais exibem nossa antiga economia. O Google quer dar um novo salto nos negócios do Estado ligados à inovação e à tecnologia. Minas Gerais inaugura hoje uma nova fase da sua história.

Conheça a sede em 360 graus

Confira cobertura da TV Simi durante a visita no Google BH: 

 Favoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.