Notícias

< voltar
02/Nov/2017 - 18:26 - Atualizado em 03/Nov/2017 - 10:07

Inovação é o caminho para a diversificação econômica

Palestra da Campus Party, na FINIT, apresentou a importância de investir em tecnologia e inovação e mostrou como Minas Gerais tem feito isso


Por Renato Carvalho/SIMI Belo Horizonte
Leonardo Dias, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Minas
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

Uma das grandes motivações da FINIT é fomentar o empreendedorismo e a inovação pelo estado de Minas Gerais. A Campus Party, alinhada ao ideal, oferece diversos conteúdos voltados para a geração de negócios. Uma das apresentações desta segunda edição teve a presença do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedectes, Leonardo Dias.

Com o tema “Já pensou em empreender e inovar?”, Leonardo apresentou, de forma didática, a importância de diversificar a economia mineira através da inovação. “Uma boa ideia não vale nada se não virar negócio.”

O estado mineiro é a terceira economia do Brasil, mas segundo Leonardo, sem a mineração e agricultura - pontos fortes de Minas Gerais - o estado cai para abaixo do 20º lugar. “É uma questão de sobrevivência diversificar a economia. A melhor maneira para mudar isso rápido é investindo em tecnologia”, avaliou.

O potencial de Minas fica claro ao se analisar os dados. O estado tem o maior número de universidades federais do país, sendo a UFMG a instituição com o maior número de patentes publicadas. Além disso, segundo Leonardo Dias, Belo Horizonte tem potencial para se tornar a capital da inovação. “Aqui demora-se seis dias para abrir uma empresa, um número bom em comparação com outros lugares. Somos o primeiro lugar em número de empreendedores por habitantes, temos 38 bancos de investimentos. Além disso, o custo de vida é menor que em São Paulo e Rio de Janeiro”, detalhou.

Por fim, o subsecretário apresentou os programas do Governo de Minas Gerais que fomentam a inovação e o empreendedorismo, em busca da diversificação econômica. Para conhecer mais sobre as ações acesse http://www.minasdigital.mg.gov.br/

#inovação#MinasDigital#FINIT2017#CPMG2Favoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.