Notícias

< voltar
01/Nov/2017 - 12:40 - Atualizado em 01/Nov/2017 - 15:39

Alunos da rede pública criam empresas e apresentam seus produtos na Finit

Exposição faz parte do Meu Primeiro Negócio, programa sobre empreendedorismo da Sedectes


Por Pedro Matos/SIMI Belo Horizonte
Estudantes de Ibirité foram desafiadas a identificar um problema e apresentar uma solução
Crédito: SIMI/Divulgação

Identificar um problema, propor uma solução, criar uma empresa e oferecer um produto ao mercado. Esses são os principais desafios que jovens do ensino médio de escolas mineiras enfrentam no Meu Primeiro Negócio. O programa teve espaço de destaque na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT).

No Meu Primeiro Negócio, estudantes têm a oportunidade de conhecer os principais aspectos do empreendedorismo, simulando ambientes reais de uma organização. Para a aluna Carol Aguiar, o conhecimento adquirido durante o programa vai ajudá-la a escolher seu futuro profissional. “Essa experiência está sendo incrível, porque eu sou diretora de finanças e dentro da empresa eu aprendo várias coisas. E não só no meu setor, porque a gente faz um rodízio para aprender todas as áreas”, explica a jovem de Ibirité, enquanto apresenta o seu suporte de celular sustentável, principal produto da Uai Future.

Adrian Lucas, de 16 anos, conta que participar do programa é uma boa oportunidade para desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento. “Nunca tinha pensado em participar de uma empresa e agora eu estou aprendendo a lidar com outras pessoas. Estamos pensando em seguir em frente com a empresa, com todos os membros que hoje participam dela”, comenta.

O Meu Primeiro Negócio é baseado no método “aprender fazendo”, que pressupõe a interação da teoria e da prática para promover uma educação experiencial. Ao longo de 12 semanas, os alunos recebem informações em três fases: idealização do negócio, operacionalização e encerramento. As disciplinas vão desde estudo de viabilidade, pesquisa de mercado até a formatura de miniempresas. Nestas etapas, as turmas serão acompanhadas por profissionais das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção.

O programa é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Secretaria de Educação (SEE), Fapemig e a ONG Junior Achievement.

Confira a cobertura completa da FINIT 2017 aqui no portal SIMI e nas redes sociais do Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

Acompanhe a programação da FINIT!

#educação#inovação#FINIT2017#MeuPrimeiroNegócio#empreededorismoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.