Notícias

< voltar
13/Mar/2018 - 07:00 - Atualizado em 12/Mar/2018 - 17:09

Prêmio exclusivo para mulheres pesquisadoras está com inscrições abertas

Cientistas de todo o Brasil podem se inscrever para o prêmio, que escolherá sete pesquisadoras para receberem uma bolsa de R$ 50 mil


Por Redação
Crédito: L'Oréal-UNESCO Para Mulheres na Ciência/Facebook 

Pesquisadoras de todo o Brasil já podem se inscrever para a 13ª edição do prêmio L’Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência. Todos os anos são reconhecidos os trabalhos de sete mulheres que atuam nas áreas de Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências da Vida e Matemática.

As selecionadas recebem uma bolsa de R$ 50 mil para que possam, ao longo de um ano, continuar com seus estudos e projetos atuais. O objetivo do prêmio é estimular a participação feminina na área da ciência no Brasil, que ainda apresenta incidências de desigualdade de gênero.

As inscrições podem ser feitas até 20 de abril no site do programa. Para participar, as candidatas devem, entre outras exigências, ter concluído o doutorado a partir de 2011, ter residência estável no país e desenvolver pesquisas em instituições nacionais. O regulamento completo também pode ser visto no site.

As vencedoras serão selecionadas por um júri especializado e premiadas em uma cerimônia em outubro. Além do prêmio nacional, as cientistas também têm a chance de reconhecimento internacional com a premiação International Rising Talents. Por ano, são escolhidas 15 pesquisadoras de todo o mundo, incluindo uma indicada pelo júri brasileiro entre as sete pesquisas premiadas.

Participação das mulheres na ciência

Em 12 anos, o prêmio L’Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência já reconheceu e premiou os trabalhos de 82 pesquisadoras brasileiras. Em 2017, o programa premiou os trabalhos das pesquisadoras Jenaina Ribeiro, Diana Sasaki, Rafaela Ferreira, Gabriela Nestal, Fernanda Tonelli, Marilia Nunes e Pâmela Billig. A mineira Rafaela será uma das representantes da América Latina a participar do International Rising Talents, que será no dia 20 março, em Paris.

#pesquisa#inovação#ciência#mulheresFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.