Notícias

< voltar
12/Dez/2016 - 15:43 - Atualizado em 13/Dez/2016 - 11:56

SIMI completa 10 anos inspirando mineiros em busca da inovação

Ao longo desse tempo, com apoio de vários parceiros, o SIMI realizou e divulgou diversas ações de fomento à inovação e ao empreendedorismo


Por SIMI Belo Horizonte
Equipe do SIMI atua na promoção da inovação no estado de Minas Gerais
Crédito: Gabriel Maciel/Sedectes

Nesta segunda-feira, 12 de dezembro, o Sistema Mineiro de Inovação – SIMI completou 10 anos. Instituído em 2006 por meio do Decreto 44.418, o SIMI surgiu com a proposta de desenvolver a inovação no estado de Minas Gerais, unindo o governo, o mercado e a academia.

O SIMI foi o primeiro sistema estadual de inovação em todo o Brasil. Criado através da parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), durante essa década realizou, apoiou e divulgou ações regionais, nacionais e internacionais.

Foram centenas de fóruns de tecnologia, eventos de fomento à ciência e a pesquisa, feiras, congressos, mesas redondas, palestras e discussões a serviço da sociedade. Essas ações e diversas parcerias consolidaram o SIMI dentro do ecossistema estadual de inovação e garantiram o respeito da comunidade por conectar pessoas, instituições e empresas, ajudando a gerar soluções inovadoras.

Para o secretário de Estado da Sedectes, Miguel Corrêa, o SIMI ajudou a conectar todo o ecossistema mineiro. “Nesses 10 anos, pudemos ver a evolução do Simi que, de um inicial projeto de conexão entre públicos segmentados, passou a ser um grande e completo portal de comunicação sobre o ecossistema mineiro. A criação de conteúdo de qualidade e a cobertura dos principais eventos são os pontos fortes do SIMI, que conecta, informa e agrega os diversos atores do nosso ambiente de inovação e empreendedorismo”, avaliou.

Já o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedectes, Leonardo Dias, destaca a importância do SIMI como propulsor da inovação no Estado. “O que mais precisa nessa área de inovação é audiência. A partir do momento em que há esse canal, como o SIMI, que conversa com esse público interessado para esse tipo de pauta, qualquer evento divulgado já cria conexões”, disse.

Diante disso, a expectativa é que nos próximos anos o SIMI continue criando conexões e impulsionando o desenvolvimento tecnológico e inovador no estado. “Precisamos ter mais parceiros e alcançar mais a comunidade do interior, para que assim o SIMI e suas ações virem objetos de desejo. O objetivo é ter uma rede de pessoas engajadas em prol do ecossistema”, projetou Leonardo.

Portal SIMI

O Portal Simi vem se consolidando como uma importante ferramenta estratégica para promover a inovação e o empreendedorismo em Minas Gerais, reunindo em uma só plataforma as principais informações e novidades do mercado e do nosso ecossistema.

Reformulado, o site deixou a interface e a acessibilidade ao público mais completas e dinâmicas e ao longo do ano de 2016 foi adquirindo novas funcionalidades. Atualmente é abastecido diariamente com várias notícias sobre o ecossistema.

No último ano são mais de 425 mil acessos em páginas do portal; quase 180 mil usuários únicos, o que demonstra que mais de 70% dos usuários voltaram ao Simi mais de uma vez. Produzimos mais de 1.200 matérias, divulgamos mais de 270 eventos, fizemos mais de 90 edições da TVSimi, e já reunimos, em nossos parceiros, mais de 120 instituições de todo o país.

Confira algumas das fotos que marcaram os 10 anos do SIMI:

#empreendedorismo#inovação#simi#MinasDigitalFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.